Conheça os cinco principais benefícios do planejamento financeiro e orçamento empresarial

By in
50
Conheça os cinco principais benefícios do planejamento financeiro e orçamento empresarial

Por muitas vezes os empresários se veem expandindo seus negócios, destacando-se no mercado, mas sentem que não possuem o controle financeiro e orçamentário de suas empresas, o que gera uma insegurança para planejamento de próximos passos. O controle financeiro e orçamentário vai além da administração de despesas e redução de custos. São ferramentas importantes do planejamento estratégico de um negócio e um termômetro dos momentos de investimento e retração. Além disso, trazem mais segurança para a alta administração. Abaixo discorremos os cinco principais benefícios do planejamento financeiro e orçamentário:

Clara definição de objetivos

Quando planejamos financeiramente uma companhia, somos automaticamente convidados a conhecê-la por completo, passando por todas as áreas de receitas, custos e despesas e quais mais impactam seus resultados. Dessa forma, é possível ao longo do processo traçar objetivos reais de impacto para cada área. Por exemplo, ao realizar o orçamento da área comercial, é possível avaliar quais serão os canais de vendas onde serão investidos mais recursos e quais são os mercados que serão atingidos, ou seja, a área será levada a avaliar e reavaliar constantemente seus objetivos.

Acompanhamento de Resultados

O planejamento financeiro cria um balizador de acompanhamento de resultados. Assim, pode-se avaliar se os objetivos estão sendo atingidos e quais são medidas devem ser tomadas considerando o que foi planejado versus o que está acontecendo.

Criar um histórico

Um planejamento bem documentado e alimentado com disciplina cria um histórico de eventos que impacta o negócio, o que pode ser revisitado, avaliado e servir como argumento para tomadas de decisão.

Definição do custo, preço e margem

Se não são conhecidas as informações de custos e despesas que um negócio gera, muitas vezes, pode-se não estar cobrando pelos produtos ou serviços ofertados uma quantia que cubra tais custos e gere uma margem significativa que possibilite ao negócio expandir e gerar lucro. Um bom planejamento financeiro pode ajudar a definir o preço de venda e reavaliá-lo constantemente, bem como defini-lo por linha de negócios, clareando ainda mais quais são as linhas onde deve-se investir mais e as que devem ser reestruturadas.

Identificação de gargalos e corte de gastos

Com o planejamento financeiro, é possível avaliar periodicamente para onde estão sendo direcionados os recursos da empresa e identificar em um curto prazo gastos desnecessários.

 

Entendemos que a materialização dos objetivos e a organização das operações financeiras e orçamentárias de uma empresa a ajudam a ter firmeza sobre seus passos e a segurança sobre seus recursos.

A PGBR ajuda há 59 anos as empresas estabelecidas no Brasil a conhecerem mais sobre seu negócio, a avaliarem seus propósitos e organizarem sua atuação. Com ferramentas de ponta e profissionais experientes, criativos e tecnicamente preparados, pode lhe ajudar a criar ou reavaliar seus controles financeiros e orçamentários para que sua empresa tenha mais segurança de avançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *