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Sua empresa já está olhando para 2019? Como você está se preparando?

  • ArtigosAuditoria
  • 18, abril 2019
  • 2 min de leitura
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Uma empresa equilibrada é aquela que valoriza seus dados contínuos, preza pelas informações.

É comum no início do ano-calendário, as empresas, principalmente nas áreas de controladoria, contabilidade e financeiro, estarem ainda olhando para dados históricos, tais como balanços patrimoniais e demonstração do resultado do ano anterior.

Mas, e o futuro? Quais são as análises, relatórios e medidas que sua empresa toma para olhar adiante? Para que uma organização esteja preparada para navegar os mares do futuro, é importante que ela tenha um forte planejamento e o transforme em motivação e ação.

E, quando pensamos em planejamento para o futuro, podemos elencar alguns dos relatórios que mais podem auxiliar nas tomadas de decisão.

  1. Prepare um Orçamento Anual: o orçamento é uma forma da empresa olhar um dado histórico, transformando-o em diretrizes para o futuro. Faz-se uma análise das receitas passadas, a aplicação delas nos custos de produtos ou serviços, dos custos comerciais e de captação e as demais despesas administrativas e operacionais. Feito isso, considera-se um reajuste para os anos seguintes e aloca-se em forma de orçamento para cada rubrica dos gastos previstos. É claro que, o orçamento não é um relatório estático, ele conta com alterações considerando-se às circunstâncias reais, mas, é uma forma de colocar no papel quais serão os esforços da empresa para o período seguinte.
  2. Relatório Forecast ou Real versus Ajustado: Como mencionado acima, o orçamento é um relatório que precisa ser acompanhado periodicamente, e isto o transforma em Relatório Forecast, onde são avaliados o valor orçado, ou previsão inicial, valor realizado e a previsão ajustada:
  • Previsão Inicial: A previsão inicial é o seu budget, que conterá todas as informações financeiras do seu planejamento orçamentário inicial.
  • Realizado: Realizado: Realizado ocorre quando um mês já foi efetivado, com isso, ao invés de demonstrar as informações de previsões, você já possuirá as informações financeiras que realmente aconteceram na sua empresa.
  • Previsão ajustada: Previsão ajustada: A previsão ajustada será o seu Forecast, no qual será demonstrado as informações das revisões que você realizou no seu orçamento.
  1. Relatório de Satisfação do Cliente: Outro relatório importante é o de satisfação do cliente. Este, não é muito popular, mas, deve entrar na sua lista de implementações para os próximos anos. O maior termômetro de que suas tomadas de decisão estão refletindo em seus negócios é a satisfação do cliente. Com ele, é possível detectar falhas em processos e prever se as vendas irão se manter, cair ou aumentar.

Por fim, o mais importante, é engajar toda a empresa a este planejamento. Para que isso aconteça, é importante envolver os colaboradores, na medida do possível, aos processos de planejamento, investir em endomarketing (marketing interno) tratando das diretrizes que serão tomadas, dos valores da empresa e das perspectivas para o futuro.

Uma empresa equilibrada é aquela que valoriza seus dados contínuos, preza pelas informações históricas e as transforma em decisões e motivação para o futuro.

A PGBR pode auxiliar a sua empresa através dos serviços de auditoria externa, para solidificar os dados históricos e prever soluções ao longo do processo que impactarão nas decisões para o futuro.

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