Saiba quais são os princípios de auditoria e como ela é importante para sua empresa

By in
256
Saiba quais são os princípios de auditoria e como ela é importante para sua empresa

As empresas estão cada vez mais aderindo aos serviços de auditoria interna na busca de padrões de excelência de seus serviços ou produtos. Para as empresas que querem desenvolver esse trabalho, é necessário ter um sistema de gestão, que poderá estar vinculado a uma norma voluntária da série ISO, seja ISO 9001:2015; ISO 14001:2015; ISO45000:2015.
A norma ISSO 9001 é utilizada para estabelecer as diretrizes e critérios para realizar as auditorias, inclusive a de certificação.

Com base na norma os princípios de uma auditoria são elencados pelos seguintes aspectos:

• Integridade;
• Apresentação justa, reportar com veracidade e exatidão;
• Cuidado profissional;
• Confidencialidade;
• Independência;
• Abordagem baseada em evidências;
• Abordagem baseada em risco.

 

Tipos de auditorias de sistema de gestão

Além dos princípios da auditoria é um importante saber os tipos de auditoria sob a orientação da norma ISO19001:2018.

Auditoria de 1ª parte: é definida como Auditoria Interna, uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, projetado para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.

Auditoria de 2ª parte: Definida como auditoria de fornecedor externo ou outra parte interessada, é realizada pela empresa ou por uma consultoria com o objetivo de avaliar a conformidade do sistema, requisitos legais e/ou contratuais. Essa auditoria é desenvolvida em relação de maior confiança com os fornecedores, além de potencializar os produtos com uma maior qualidade, minimizando riscos e diminuindo as não conformidades.

Auditoria de 3ª parte: Definida como auditoria de certificação. Neste caso é realizada por um organismo certificador habilitado junto ao INMETRO, por um auditor independente para fins de certificação do sistema de gestão do qual a empresa deseja.

É importante dizer que obter essas certificações é uma opção das empresas, que se for positiva se torna uma decisão estratégica para que a organização conquiste mais clientes e amplie seu mercado.

O papel de uma consultoria é fundamental nesse processo. A PGBR fornece todo o suporte através de profissionais habilitados para realizar todas estas etapas de auditoria objetivando preparação de um sistema de gestão rumo à certificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *