Saiba a importância das normas internacionais de contabilidade para auditoria

By in
35
Saiba a importância das normas internacionais de contabilidade para auditoria

Você sabia que o Brasil tem ganhado maior destaque no cenário de globalização e no mercado de capitais? Segundo o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, nosso país está entre as 10 economias com maior Paridade do Poder de Compra (PPC). Mas o que isso quer dizer? Para os administradores de empresa, representa a importância da implementação de Normas Internacionais de Contabilidade, já que, por conta desses fatos citados acima, elas são fundamentais no Brasil.

Para entender melhor o que significa e para que serve, continue a leitura deste texto.

O que é IFRS?

Antes de mais nada, vamos entender o que essa sigla significa? IFRS em inglês é International Financial Reporting Standards, na tradução para a língua portuguesa significa Normas Internacionais de Informação Financeira.

No Brasil, ela é conhecida como Normas Internacionais de Contabilidade, que são regras, fundamentos e princípios que definem critérios de contabilização e unificam os padrões contábeis.

O órgão internacional que é responsável por elaborar essas normas é o Internacional Accounting Standards Boards (IASB), em português, Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade.

Essa regulamentação no Brasil é feita por meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). São eles que emitem pronunciamentos chamados de Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), trazendo orientações e informações sobre esse tema.

 

Para que serve as normas internacionais de contabilidade?

Essa padronização é muito importante, pois a mesma análise de valores e princípios realizada aqui, ocorre em outros países, colocando as empresas brasileiras no mesmo nível de apresentação de números das empresas estrangeiras.

A implementação das Normas Internacionais de Contabilidade possibilita que as análises tenham informações de confiança e ajuda também no desenvolvimento do país, permitindo que negócios se expandam nacional e internacionalmente.

Além disso, as IFRS também têm outras vantagens às empresas, como:

  • Auxiliar na avaliação do desempenho;
  • Possibilitar a facilidade em atender às exigências dos investidores;
  • Internacionalizar a empresa.

É importante salientar que no Brasil não é uma opção adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, é uma lei de observância obrigatória e não é possível tornar uma organização internacional sem aplicar os padrões das IFRS.

 

Papel da Auditoria Interna

A auditoria interna tem a finalidade de verificar a adequação das Normas Internacionais de Contabilidade e ela é a responsável por averiguar todos os processos contábeis.

Com a PGBR, a sua empresa conta com profissionais experientes para compor seu departamento e atuar de maneira independente, a fim de realizar uma auditoria para fornecer uma visão atualizada dos controles internos, com as melhores práticas do mercado.

A auditoria interna serve para observar como todos esses processos das Normas Internacionais de Contabilidade funcionam e quais são os custos e riscos envolvidos neste processo.

A PGBR desempenha um papel importante na auditoria interna, pois atua como parceira das empresas e de seus gestores. Trabalhando para identificar pontos de melhorias contínuas de todos os processos e fazendo com que a organização alcance seus objetivos.

As Normas Internacionais de Contabilidade são fundamentais para que a sua empresa cresça e se mantenha com uma boa imagem perante aos acionistas e investidores. Por isso é tão importante contar com uma boa empresa de auditoria interna para te ajudar com os processos.

Você deseja se informar mais sobre contabilidade? Leia nosso texto sobre Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e sua importância para o negócio!

 

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.