Produção e proteção de dados como fatores de segurança e de competitividade

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Suas ferramentas de ERP e CRM estão trazendo redução de custos e gerando novos leads?

Vamos iniciar entendendo a diferença entre os sistemas. A sigla CRM significa Customer Relationship Management e consiste em um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, enquanto que ERP corresponde a Enterprise Resource Planning e se baseia em soluções informatizadas de gestão de processos organizacionais, especialmente processos financeiros.

Podemos verificar que as finalidades do CRM e do ERP são distintas. Enquanto o CRM trata dos processos comerciais a fim de melhorar o relacionamento com os clientes, o ERP trata de otimizar os processos operacionais da empresa, visando eficiência, produtividade e redução de custos. Ambas soluções trazem diversos benefícios para qualquer empresa.

Preservando as características particulares de cada sistema, é importante considerar alguns requisitos básicos que devem ser observados ao escolher uma plataforma de gestão para sua empresa e que fará muita diferença depois de implementada, tais como: Reputação do Fornecedor, Funcionalidades, Custo x Benefícios e principalmente Suporte.

Nesse sentido, antes de implementar um sistema CRM, é fundamental que a empresa invista primeiramente na cultura de relacionamento com o cliente, treinando sua equipe e preparando-a para oferecer o melhor atendimento. Na sequência, vem o investimento sistêmico, que digitaliza essa cultura, facilitando a vida do time em diversos aspectos, como: Organização de Processos, Maior produtividade, Compreensão da jornada do consumidor, Alinhamento com o Marketing, Automatização de relacionamentos e Registro histórico dos clientes.

O CRM deve ir de encontro às necessidades de seu negócio, pois fornece todas as ferramentas para que sua empresa faça o registro e acompanhamento de cada diálogo com o cliente, formando sua base de conhecimento prático e teórico sobre eles. O CRM trará um novo formato de trabalho para sua equipe, visando aumentar a capacidade de articulação do seu time comercial na prospecção e conversão de leads, automatização de marketing e compreensão das demandas do cliente, fortalecendo seu poder de gestão e controle sobre as oportunidades de negócios, garantindo a sustentabilidade da empresa.

O intuito do ERP é conectar os fluxos de informações da empresa de modo que todas as áreas sejam alimentadas com informações estratégicas ao mesmo tempo, reduzindo esforços no que tange ao compartilhamento de dados e tornando a empresa mais ágil na tomada de decisão.

Por sua vez, o ERP agrega na integração do conhecimento organizacional, redução de custos, produtividade, alinhamento estratégico e análise de dados. O ERP estrutura, padroniza e otimiza os processos, melhorando o relacionamento com seus leads e clientes, criando o ambiente propício para manter esses relacionamentos por mais tempo. Usar um sistema ERP baseado em nuvem dilui os gastos e eleva a flexibilidade para expandir ou enxuga-los conforme a necessidade da empresa.

A integração entre esses dois sistemas permite agilizar ainda mais o fluxo de informações da sua empresa, melhorando a performance e a qualidade do trabalho realizado ou serviço prestado. Também facilita a gestão da empresa como um todo, pois os dados e indicadores de desempenho de toda operação podem ser compartilhados com a gestão estratégica, possibilitando um acompanhamento mais criterioso em relação às metas da empresa. Essa simultaneidade gera um ganho em produtividade muito grande, já que não há atrasos e desperdícios de tempo, e as pessoas têm acesso às informações em tempo real.

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