Perícia Contábil e Auditoria Contábil: entenda as diferenças!

By in
388
Perícia Contábil e Auditoria Contábil: entenda as diferenças!

A perícia contábil e a auditoria contábil são instrumentos para garantir a autenticidade e as dimensões do patrimônio de uma empresa. No entanto, elas são realizadas em situações diferentes, com objetivos completamente distintos, embora as duas medidas façam parte da contabilidade. Ou seja, os dois procedimentos têm a ver com a apuração das condições patrimoniais.

Mas quando usar cada um desses mecanismos? Qual deles pode ajudar minha empresa? Bom, neste post, você confere respostas para essas e outras perguntas! Quer saber mais? Então  leia este post e descubra tudo sobre a perícia contábil e a auditoria contábil!

O que é a Auditoria Contábil?

A auditoria contábil é uma maneira de atender aos interesses de investidores e gestores no sentido de confirmar a real situação econômica de uma organização. Ou seja, o procedimento é um controle financeiro e do patrimônio. Além disso, a auditoria se ramifica em duas vertentes: auditoria interna (feita pela própria companhia para analisar seus dados e processos) e a auditoria externa (emite relatório sobre a condição patrimonial e financeira, geralmente para investidores, bancos e mercado no geral).

Mais uma informação importante é que a auditoria deve seguir às Normas Brasileiras de Contabilidade Profissional, em resoluções do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Nesse sentido, vale destacar as resoluções CFC nº 820/97 (Auditoria Independente) e CFC nº 821/97, que dispõe sobre as regras de trabalho do auditor independente.

O que é a Perícia Contábil?

Já a Perícia Contábil é usada para provar situações, informações e fatos relacionados ao patrimônio durante processos judiciais. Assim, a meta é esclarecer o juiz para que ele possa tomar uma decisão baseada em fatos. Devido ao seu elevado grau de precisão, a perícia contábil permite uma saída mais justa para muitos conflitos. Além disso, o procedimento também está submetido às Normas de Contabilidade. Mas não é só isso: a perícia contábil também deve se enquadrar nas resoluções do CFC. Nesse sentido, ela está submetida à resolução CFC de nº 858-99, que trata sobre como o trabalho deve ocorrer.

Quais as diferenças entre Perícia Contábil e Auditoria?

Aparentemente, a auditoria contábil e a perícia contábil são métodos com exatamente os mesmos objetivos. Porém, a primeira é mais uma escolha da empresa para obter financiamento em um banco, capital de investidores, credibilidade no mercado ou melhorias em seus próprios processos. Por sua vez, a perícia contábil ocorre para elucidar litígios judiciais. Acompanhe a seguir nosso resumo com as principais diferenças entre a perícia contábil e a auditoria.

Auditoria:

  • Pode ser conduzida por pessoas físicas e jurídicas;
  • São elaboradas por amostragem;
  • As análises se reportam aos gestores;
  • Geralmente, acontece de forma contínua;
  • Pode ter uma característica específica ou abrangente.

Perícia contábil:

  • É realizada apenas por pessoa física de nível superior e com a devida capacidade e autorização;
  • Atende aos interesses específicos dentro de questões processuais na Justiça;
  • As avaliações são completas e amplas, mas focadas no esclarecimento de uma ou mais controvérsias peculiares;
  • Serve como documento científico e prova processual.

Quais as vantagens das duas ferramentas?

A situação patrimonial e suas mudanças em andamento possibilitam prever qual o provável futuro de uma empresa. Porém, o patrimônio também mostra a capacidade de uma organização para pagar uma dívida, por exemplo. Ou seja, os dois métodos são importantes para o equilíbrio das relações comerciais. Diante disso, veja mais recompensas!

Queda nos erros

A auditoria contábil deixa os gestores por dentro de tudo que acontece nas finanças. Além disso, ela também aponta falhas, ajudando a administração a nota-las mais cedo. Por sua vez, a perícia também é um importante fator para a redução de equívocos e fraudes na Justiça. Afinal, ela é um documento científico e serve como prova.

Aumento da transparência

A perícia contribui para encontrar a verdade oficial e absoluta sobre dados do patrimônio na Justiça. Assim, ela dá mais clareza a essas informações. Por outro lado, a auditoria é uma maneira de demonstrar transparência em relação ao desempenho e à condição econômica de uma organização para fins domésticos e de mercado.

Suporte para tomar decisões

Tanto um mecanismo como o outro funcionam como apoio para a tomada de decisão. No entanto, a auditoria embasa a escolha do gestor, enquanto a perícia ajuda a encaminhar as determinações do juiz. Contudo, no final das contas, tanto o trabalho administrativo como o judicial tendem a melhorar quando esses levantamentos estão à disposição.

Portanto, a perícia contábil e a auditoria contábil são atividades ligadas à Contabilidade. Embora tenham algumas diferenças, elas se parecem no que se refere a retratar o real patrimônio. Agora, se você se interessa por esses temas, provavelmente as opções de melhorias de controle e finanças andam passando por sua cabeça, não é mesmo? Nesse contexto, vai ser muito útil ler um pouquinho mais sobre o tema. Quer saber como? É fácil: leia também nosso artigo sobre gestão financeira empresarial!


54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *