O que é consultoria empresarial: confira tudo sobre esse serviço

By in
443
O que é consultoria empresarial: confira tudo sobre esse serviço

Em tempos de Covid-19, as equipes nas empresas estão mais enxutas. Nesse contexto, conciliar todas as atividades que envolvem a administração de um negócio se tornou mais desafiador do que antes. Afinal, é preciso gerenciar fornecedores, contratos, operações tributárias, obrigações trabalhistas, entre outros afazeres, em um quadro de incertezas. Por esse motivo, entender o que é consultoria empresarial pode fazer a diferença neste momento delicado.

Também é interessante lembrar que tais tarefas são apenas uma fração das demandas da empresa. Desse modo, além das incumbências da rotina corporativa, é indispensável pensar na gestão macro e estratégica.

Diante disso, ter orientações em áreas variadas pode ser um grande alívio para os gestores. Ou seja, é possível buscar ajuda em setores específicos como financeiro, de mercado, comportamento do público e assim por diante.

Soma-se a essa realidade o fato de que o coronavírus acelerou a digitalização. Dessa forma, as empresas que não encaixarem seus modelos de negócio à nova realidade estarão em risco.

Sendo assim, entender como funciona a assistência técnica com expertise no mundo dos negócios pode ser interessante para quem atua com gestão.

Mas, afinal de contas, o que é consultoria empresarial? Como ela pode ajudar? É justamente sobre esses temas que vamos falar neste post. Quer saber mais? Então confira!

O que é consultoria empresarial?

Quando falamos sobre o que é consultoria empresarial, uma boa forma de compreender é comparar com um Raio-X. Desse modo, trata-se de um conjunto de serviços que vai identificar problemas e potencialidades por meio de um retrato profundo. Além disso, são apresentados caminhos para encontrar soluções e oportunidades.

Essa assistência traz critérios técnicos para implementar as mudanças necessárias. Por exemplo: descobrir por que determinada meta não está sendo alcançada. Assim, abordagens inovadoras são reveladas para as companhias contratantes. Com essas medidas, cria-se um cenário favorável ao progresso da organização.

Além disso, o atendimento é específico, com objetivos sólidos, cronograma de atuação e prazos bem delineados.

Para que serve esse serviço?

Além da dúvida sobre o que é consultoria empresarial, é comum querer saber qual é a utilidade prática desse trabalho. Com o apoio de experts, a companhia obtém retornos financeiros e institucionais.  Acompanhe algumas de suas vantagens:

  • Neutralidade: uma empresa de consultoria leva para a organização uma visão de fora sobre os problemas e acertos. Assim, tal perspectiva é mais imparcial, uma vez que os profissionais avaliadores não têm relação direta com a equipe interna;
  • Base para a tomada de decisões: com dados consistentes, a consultoria empresarial fornece diretrizes para que as escolhas da empresa sejam bem-sucedidas. Assim, é possível saber qual é o momento certo para investir, para cortar gastos, para aperfeiçoar as operações, entre outras melhorias e ajustes.
  • Inovação: a neutralidade e a experiência dos consultores contribuem para enxergar melhor a situação corporativa, algo que estimula os insights. Afinal, esses especialistas têm vivência de mercado em extrair o máximo dos processos, da tecnologia e dos recursos humanos;
  • Conhecimento específico: os consultores contam com formação e experiência em temas específicos: pode ser financeiro, tributário, de controle da qualidade e assim por diante. Dessa forma, a curva de aprendizado do time diminui, uma vez que haverá respaldo para superar os obstáculos e aperfeiçoar os trabalhos.
  • Acréscimo de valor: com a experiência e o know how de especialistas, existem melhorias expressivas no negócio, como no fluxo de trabalho, no aproveitamento de insumos e até mesmo na prestação de contas. Dessa forma, a empresa conquista uma performance mais eficiente. Essa evolução gera confiança no mercado, tanto de investidores como de clientes.

Como contratar uma consultoria empresarial?

No tema o que é consultoria empresarial, uma outra questão importante é o tipo de contratação. Nesse caso, a companhia pode escolher empresas de consultoria especializada ou consultores independentes.

Entretanto, antes de decidir sobre a fornecedora desses serviços, é recomendável procurar informações sobre essa pessoa ou empresa no mercado. Assim, prefira lidar com profissionais com experiência e boa reputação.

Além disso, para alguns temas, pode ser muito útil perguntar sobre as certificações. Por exemplo: uma empresa de consultoria que trabalha com o selo ISO 9001 tem como comprovar que entende de padronização de processos. Por esse motivo, os certificados são um bom termômetro sobre a qualidade da consultoria.

Portanto, compreender o que é consultoria empresarial pode trazer inúmeros benefícios para a organização. Afinal, os especialistas dão todo o suporte para aprimorar processos e consolidar o crescimento.

Como já dissemos, outra recompensa desses serviços é a diversidade de aplicações. Isso porque existem vários tipos diferentes de consultoria empresarial: financeira, de qualidade, de revisão previdenciária, de apoio no cumprimento das obrigações trabalhistas etc.

Por falar nisso, que tal se aprofundar um pouquinho mais no tema? É simples: leia também nosso artigo que fala sobre os 3 principais tipos de consultoria!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *