O que é auditoria independente

By in
60
O que é auditoria independente

A auditoria independente traz à empresa uma visão de fora da corporação e ainda por cima feita por especialistas técnicos em Contabilidade. Assim, com um olhar isento e profissional para os números e balanços, os empresários entendem melhor a dinâmica do negócio. Mais um ponto importante: ao contrário do que muitos pensam, a auditoria independente serve também a pequenas e médias empresas. Isso mesmo!

Organizações de maior porte e companhias com capital aberto são obrigadas a realizar o procedimento. Contudo, mesmo sem uma imposição legal, pequenos e médios negócios se beneficiam bastante com esse trabalho. Quer saber mais? Então confira nosso post agora mesmo!

O que é a auditoria independente?

A auditoria independente é uma apuração sobre os dados contábeis e financeiros executada por meio de padrões técnicos internacionais. Dessa forma, ela vai analisar o patrimônio, os resultados, a eficiência dos processos e a autenticidade das demonstrações econômicas.

Para que a estratégia alcance seus propósitos, a companhia terá de ceder informações. Ou seja, é preciso a plena participação da contratante no processo. Isso inclui confiar dados tributários, patrimoniais, balanços, entre outros documentos. Assim, já dá para imaginar que também é importante um bom relacionamento do auditor independente com os colaboradores da empresa. Aliás, uma entre as várias dicas para receber auditores externos é explicar ao time interno tudo que será realizado. Afinal, o consultor deve ser visto como um parceiro, e não como um inquisidor.

Como o procedimento funciona?

A auditoria independente acontece sempre com base em regras e normas internacionais. Afinal, o Brasil aderiu ao modelo de contabilidade da IFRS (International Financial Reporting Standards). Por essa razão, os consultores precisam obedecer aos princípios da auditoria e ao padrão imposto por essa entidade.

Assim, é possível garantir que as técnicas de auditoria independente em diversos países sigam um alinhamento. Essa sistematização evita distorções e contribui para alavancar o comércio internacional. Confira as etapas do processo:

  • Checagens;
  • Análise das demonstrações de Contabilidade;
  • Identificação das responsabilidades durante o processo, tanto dos auditores como da empresa;
  • Testes em documentos por amostragem;
  • Apontamento de oscilações e tendências;
  • Descrição de todo o teor do trabalho;
  • Opinião de experts sobre Patrimônio e Finanças;
  • Identificação das mutações no patrimônio líquido;
  • Fonte e destino dos recursos financeiros;
  • Emissão de relatório conclusivo.

Qual a importância da auditoria independente?

A auditoria independente confirma se os números e operações financeiras armazenados e divulgados de fato representam as condições reais do negócio. Com a metodologia, é viável definir valores até para itens complexos, como patentes e ativos biológicos — animais e plantas.

Com uma visão mais ampla e ao mesmo tempo extremamente detalhada, a contratante prova ao mercado que segue operando em condições favoráveis. Mas e se o pente fino externo terminar com um resultado ruim? Nesse caso, a companhia pode se voltar mais rápido para a correção dos erros, evitando danos muito maiores no futuro.

Quais as vantagens desse trabalho?

Não faltam razões para auditar a empresa. Afinal, os líderes terão em mãos uma análise plenamente imparcial dos fatos. Assim, conquista-se uma consciência completa sobre o real cenário econômico. Isso sem a influência de interesses particulares – como quando um colaborador interno pleiteia uma promoção e, por isso, teme denunciar um chefe por irregularidades. Ou seja, o auditor independente é autônomo ou terceirizado. Desse modo, ele é visto como um verdadeiro selo de transparência no mercado. Veja mais benefícios da auditoria independente.

Credibilidade

Com o relatório de um auditor externo, a empresa consegue transmitir mais confiança aos participantes de determinada cadeia de negócios. Assim, é como contar com a segurança de que os números são mesmos condizentes com a situação recente e prática. Essa boa reputação no mercado se torna ainda mais sólida quando quem audita são companhias referência em auditoria e consultoria.

 Relatório conclusivo

Ao final dos trabalhos, os especialistas elaboram um relatório conclusivo. Quando o resultado é positivo, esse documento pode abrir muitas portas junto a investidores, bancos e até mesmo acionistas. Mesmo com um parecer negativo ou com ressalvas, ele ainda é muito útil na correção dos rumos. Veja quais dados aparecem no relatório de auditoria independente:

  • Teor de tudo que passou pelo pente fino;
  • Metodologias aplicadas;
  • Diagnóstico sobre os balanços e demonstrações;
  • Constatação sobre o que foi apurado durante o processo investigativo.

Combate a fraudes e erros

A auditoria independente aponta quando há erros e fraudes, além de revelar os riscos financeiros em torno do negócio. Assim, com os equívocos e desvios descobertos mais rapidamente, a companhia pode tomar providências e reverter e amenizar prejuízos. Por tudo isso, esse trabalho eleva a qualidade dos processos internos, fornecendo mais qualidade para o controle financeiro empresarial.

Isenção

Como os auditores independentes não têm ligação com a contratada, a avaliação externa é percebida no mercado como imparcial e transparente. Isso dá muita competitividade ao negócio para conseguir grandes clientes, para ter acesso facilitado ao crédito, para iniciar no mercado internacional e para atrair novos investimentos.

Portanto, a auditoria independente coloca uma lupa sobre a gestão. Desse modo, é possível confirmar resultados, perceber falhas contábeis e demais perigos econômicos. Com o resultado dessa investigação, os líderes ganham embasamento para a tomada de decisão.

Isso sem mencionar a credibilidade, um bem intangível, mas muito precioso para qualquer empreendimento. Por falar na boa imagem corporativa, que tal saber mais benefícios de agir com clareza em relação à performance financeira? É simples: leia também nosso post que conta “Como a auditoria independente impacta a transparência no País”!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *