O que é auditoria contábil e por que realizar? Confira!

By in
794
O que é auditoria contábil e por que realizar? Confira!

Falhas humanas, dificuldades para acompanhar as mudanças na lei e até mesmo fraudes são problemas comuns no setor de contabilidade. Se você vivencia na sua empresa um cenário parecido, saber o que é a auditoria contábil será muito útil.

Afinal, trata-se de uma averiguação minuciosa sobre os documentos da área. Essa análise consiste em inspeções internas e externas para checar se existem inconsistências.

Desse modo, podem ser alvo dessa avaliação o fluxo de caixa e a DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), por exemplo. Quer ficar com seus assuntos contábeis sempre em dia? Então veja neste post o que é a auditoria contábil!

Quem pode prestar esse serviço?

Uma empresa de auditoria contábil oferece ao mercado especialistas auditores formados em Ciências Contábeis e inscritos no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Se a contratante da auditoria já trabalha com um contador, esse profissional pode ajudar no andamento dos trabalhos. Porém, a interpretação de dados é feita pelo auditor de forma independente e imparcial.

O que é a auditoria contábil e como ela pode ajudar o negócio?

Quando pensamos sobre o que é a auditoria contábil, logo imaginamos que é um procedimento para investigar suspeitas de desvios ou erros. No entanto, embora essa seja uma de suas funções, tal análise é bem mais abrangente, conforme explicaremos ainda neste post.

Na prática, é dado um novo olhar para a situação financeira, com um parecer técnico no final dos trabalhos. Dessa forma, o empresário ou gestor passa a ter uma visão mais concreta sobre as condições atuais das contas.

Assim, é possível identificar todos os problemas na área e descobrir quais são as origens de cada um deles. Além disso, as contratantes recebem orientações sobre o que fazer para sair de uma situação negativa ou para manter e melhorar uma situação favorável. Desse modo, não faltam motivos para fazer uma auditoria contábil.

O que essa checagem avalia?

Para entender melhor o que é a auditoria contábil, recomendamos focar nos objetivos do procedimento. Desse modo, é viável visualizar o que será feito na prática.

Em outras palavras, a investigação vai comparar as demonstrações contábeis, somará o patrimônio, as dívidas, os créditos etc. Contudo, não é apenas a questão econômica que acaba passando pelo pente fino.

Assim, muitos outros departamentos estão relacionados aos assuntos contábeis. Por isso, eles também são analisados, ainda que em parte. Por isso, inúmeras alas da empresa são beneficiadas com esse mecanismo, o que contribui para o aumento do controle da qualidade. Confira mais:

  • Administrativo: esse setor recebe melhorias com a correção de erros, detecção de negligências e constatação de atos desonestos;
  • Proteção do patrimônio: é feito um levantamento dos bens, o que pode ajudar a empresa a aproveitar melhor seus recursos e até mesmo a cumprir as obrigações que esse acervo gera, como pagamento de impostos e intervenções de manutenção (como no caso de imóveis e maquinários);
  • Gestão fiscal: os auditores vão conferir se a organização está cumprindo com a lei nos assuntos tributários. Dessa forma, previnem-se punições e problemas de caixa;
  • Finanças: desperdícios e fraudes serão identificados, o que dará suporte para colocar em prática o planejamento financeiro sem tantos imprevistos;
  • Ética: as empresas que submetem suas contas à auditoria contábil são bem-vistas no mercado, fato que melhora a imagem corporativa e a percepção sobre a marca. Afinal, cada ato praticado passará por análise isenta;
  • Social: os recursos destinados a projetos de responsabilidade social e meio ambiente serão monitorados, o que dará mais credibilidade para essas iniciativas.

Quais empresas devem contratar a auditoria contábil?

No tema o que é auditoria contábil, é comum a crença de que esse serviço seja voltado a empresas de grande porte ou com ações nas bolsas de valores. Tal pensamento, porém, é equivocado.

Isso porque a análise atende a qualquer tipo de organização, independentemente do porte, e não apenas em situações difíceis, como vamos explicar logo a seguir.

Em que situações uma organização deve recorrer ao procedimento?

Outro mito sobre o que é auditoria contábil é achar que ela serve apenas nos casos em que há problemas ou suspeitas. Na verdade, trata-se de uma revisão detalhada das operações contábeis.

Por esse motivo, esse instrumento também tem eficácia preventiva. Assim, mesmo se a empresa não apresentar graves complicações em suas finanças, ela pode recorrer a essa análise para aperfeiçoar a gestão.

Afinal, em caso de dúvidas sobre o assunto, nada melhor do que um parecer de fora para garantir a autonomia dos resultados. Por isso, quando existem erros ou inconformidades, a auditoria contábil também é bastante recomendada.

Mais uma função desse trabalho é servir como comprovação a terceiros sobre a situação de uma companhia. Desse modo, em caso de haver fusões ou investimentos de fora, será possível atestar que os dados passados são realmente verdadeiros.

E aí? Conseguiu entender direitinho o que é a auditoria contábil? Viu como ela contribui para tomada de decisões mais inteligentes e vantajosas? Em outras palavras, a função dessa checagem é conferir todas as atividades desse setor em determinado período.

Quer ficar sempre por dentro dos benefícios de consultorias e auditorias? Então siga a PGBR nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *