Gestão de crise: por que contar com uma consultoria!

By in
209
Gestão de crise: por que contar com uma consultoria!

Em situações de colapso em um negócio, é comum que emoções como a ansiedade e a aflição tomem conta da equipe. Apesar de essas sensações serem naturais em tais circunstâncias, elas podem agravar muito o problema. Por esse motivo, os lideres devem estar aptos a coordenar uma gestão de crise.

No entanto, com tantas tarefas no dia a dia, uma consultoria pode ser a saída para atravessar os contextos mais turbulentos. Assim, é possível contornar os desafios com a ajuda de profissionais terceirizados experientes em cenários mais delicados. Esse pode ser o grande segredo para retomar a trajetória de sucesso. Quer saber mais? Então leia nosso post e descubra por que contar com uma consultoria em uma gestão de crise! Confira!

O que é uma crise corporativa?

Uma crise empresarial é quando um ou mais problemas que não fazem parte do dia a dia acontecem, causando um impacto negativo maior e fora do comum. Desse modo, pode-se dizer que a crise é caracterizada por ocorrências inesperadas com consequências graves.

Geralmente, ela desencadeia desentendimentos nas relações internas, com clientes e com fornecedores. Esse abalo nos vínculos entre os partners aumenta quando as falhas da própria empresa dão origem aos eventos desgastantes.

Dependendo da proporção, a crise pode envolver a comunidade no entorno da companhia ou até mesmo setores da sociedade em nível nacional e até mundial. Com a internet, uma repercussão ruim pode se alastrar em proporções inimagináveis.

Por que é importante realizar a gestão de crise?

A gestão de crise é fundamental para reduzir as consequências negativas, para manter os times em ordem e para criar políticas de prevenção que evitem o surgimento de fatos semelhantes novamente.

Além disso, é bom recordar que uma crise, quando não tratada, tende a aumentar, gerando mais e mais problemas em efeito cascata. Observe a seguir algumas consequências desses distúrbios:

  • Queda da produtividade;
  • Expansão dos custos operacionais;
  • Aumento das reclamações dos clientes;
  • Comprometimento da qualidade do produto ou serviço;
  • Perda de espaço de mercado para a concorrência;
  • Danos à imagem corporativa.

Como uma consultoria apoia o negócio na gestão de crise?

Os profissionais de uma empresa de consultoria empresarial acabam sendo verdadeiros parceiros da contratante, especialmente em circunstâncias mais complexas.

Afinal, esses consultores têm muita vivência nesse tipo de desequilíbrio, além de oferecerem know how para traçar um Raio-X nas condições internas e de mercado.

Dessa forma, a organização recebe um completo diagnóstico, com dados sobre a conjuntura financeira e contábil, operacional, do segmento de atuação e do relacionamento com os clientes.

Mesmo dentro do olho de um furacão, a companhia precisa retomar a sua rotina básica. Assim, com o suporte da consultoria, é possível viabilizar a entrada de receita, o que é crucial para a sobrevivência no pós-crise.

Nesse sentido, os consultores vão mostrar o passo a passo para resgatar o andamento dos processos sem perder o controle de qualidade. Observe a seguir alguns dos serviços que a consultoria executa:

  • Identificação de riscos;
  • Definição do grau de tolerância a desconformidades até que a crise passe;
  • Análise do nível de maturidade em termos de processos, relacionamento com os consumidores e práticas de boa governança;
  • Supervisão de simulações e treinamentos de como agir diante de uma crise;
  • Elaboração de um cronograma de medidas para encontrar a saída;
  • Formação de comitês de continuidade do negócio;
  • Apoio para criar políticas de prevenção às ameaças.

Portanto, preparar-se para a gestão de crise é crucial, independentemente do ramo da empresa. Por mais promissor e bem-sucedido que seja um negócio, fatores como concorrência, comportamento do público, acidentes, falta de insumos, entre outros, podem mudar a realidade a todo momento.

Diante disso, contar com uma consultoria em momentos delicados faz toda a diferença. Afinal, as companhias passam a ter suporte de experts em situações graves. Quer saber como superar desafios complexos? Então entre em contato com a PGBR!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *