A nova legislação trabalhista já está em vigor desde 11/11/2017 e chegou para tornar as empresas mais competitivas. Vale a pena ser observada em decisões que, por mais dolorosas que sejam, deverão ser tomadas para olhar o futuro com confiança.
Essa legislação desafia o ambiente de negócios, por tratar de alterações significativas, tais como:
- Sucessão empresarial;
- Terceirização;
- Novas modalidades de jornada de trabalho;
- Negociação coletiva;
- Contratação e rescisão.
É importante fazer uma análise detalhada das necessidades de cada área da empresa, das equipes e dos contratos de trabalho. Afinal, há várias formas de resolver as demandas de negócio, de contratação de temporários e adoção de regimes diferenciados de jornada.
Por isso, esteja atento a cada situação que ocorre dentro do seu negócio, verificando o custo X benefício para a tomada de decisão. Se houver dúvidas a respeito de como agir em determinados casos, os profissionais de auditoria externa tornam-se importantes aliados no esclarecimento das mudanças e julgamento profissional.