Entenda a importância da Auditoria de sistemas ISO/IEC/OSHAS

By in ,
963
Entenda a importância da Auditoria de sistemas ISO/IEC/OSHAS

Qual o significado das nomenclaturas das siglas ISO/IEC/OSHAS:

Vamos fazer uma breve descrição das siglas e seu significado para entendermos a finalidade das auditorias de sistemas e sua importância.

ISO –  International Organization for Standardization: Organização Internacional para Padronização;

  • Mais de 19000 normas publicadas.
  • Instituição reconhecida em mais de 187 países.
  • A ABNT é a representante do Brasil perante a organização ISO.

É uma organização não governamental formada por diversas entidades em vários países do mundo que realizam o trabalho de definir, divulgar e aprovar normas técnicas. Fundada em Genebra, na Suíça, no ano de 1947.

IEC (International Electrotechnical Commission): Fundada em 1906 é a maior organização mundial para o desenvolvimento e publicação de normas para todas as áreas de tecnologia relacionadas com a eletrotécnica e a eletrônica

  • Mais de 10.000 normas técnicas internacionais
  • A ABNT por meio do Comitê CB26 é o representante perante a organização IEC

OHSAS 18001, a sigla significa: Occupational Health ans Safety Assessments Series. Publicada pela organização inglesa de normas – BSI – British Standards Institution.

Esta norma de Sistema de Gestão tem seu escopo voltado para a Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), que visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro.

A partir de 2018 a OSHAS 18001 passou a ser reconhecida, normatizada e distribuída pela organização ISO – e sua nomenclatura ficou definida como ISO45001:2018 – Sistema de Gestão, Saúde e Segurança Ocupacional.

Quando as organizações estabelecem estratégias para aumentar seu nível de competitividade e padronização de seus processos operacionais, garantia da qualidade, segurança e saúde ocupacional e ou ainda necessitam estabelecer salvaguardas para atendimento às condições de requisitos técnicos para seus produtos, há necessidade de implementar e manter o que chamamos de sistemas de gestão com a adoção das normas voluntárias.

Como exemplo, citamos a implementação das normas ISO9001_2015, ISO14001:2015 e ISO45001:2018 (antiga OSHAS). Estas três normas são tratadas como sistema de Gestão Integrado, pois estabelecem padrões comuns entre elas na questão de gestão estratégica e tática e nos requisitos específicos de seus processos.

A Auditoria de Certificação Integrada é comum às três normas mencionadas no exemplo, que visa garantir melhores práticas e a manutenção do sistema de gestão integrada nas empresas.

Estas auditorias internas ou externas (Organismo certificador) são baseadas nos requisitos de auditoria de cada norma que compõem o sistema de gestão integrada e faz referência à norma ISO19001:2018 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão em que são definidos os requisitos para implementar um programa de auditoria, papeis e responsabilidades além do escopo do programa de auditoria.

O objetivo da auditoria de um sistema de gestão é avaliar a conformidade e o amadurecimento do sistema de gestão em todas as suas ferramentas implementadas, bem como definir o grau de eficiência e o desempenho de um sistema de gestão.  Quanto à eficácia: esta é avaliada com base no atendimento aos objetivos e metas estabelecidos no sistema de gestão.

Sob a ótica de Governança Corporativa, podemos entender que a auditoria dos sistemas de gestão nas organizações que as adotam (ISO/OSHAS/IEC) faz parte das boas práticas de uma organização, e vem de encontro a mitigar e minimizar os riscos do negócio.

É impreterível formar uma equipe para atuar na coordenação do sistema de gestão e na auditoria interna. Lembramos que os auditores internos poderão ser contratados na modalidade de terceirização.

Fatores favoráveis à implantação de um Sistema de Gestão e Auditoria nas organizações:

  1. Analisar a eficiência dos processos do sistema de gestão e os operacionais;
    • Através do mapeamento de processos, identificam-se os critérios para realizar a operação e então, realiza-se a mitigação dos riscos dos processos, de modo a determinar se estes controles estão sendo eficientes em seu propósito.
  2. Obter informações precisas sobre os procedimentos internos;
    • Como a coordenação do sistema de gestão é ligado à Alta Administração e possui atividades e responsabilidades constantes, é por meio das auditorias internas periódicas que se avalia a adoção dos critérios definidos para controle das operações, identificando, portanto, possíveis falhas e como são controladas as ocorrências.
  3. Identificar riscos e falhas, sugerir melhorias e apoiar na implementação das mesmas;
    • Como resultado das auditorias internas e ou externas periódicas, será possível identificar a existência de falhas e desta forma, iniciam-se as ações corretivas imediatas;
    • Na identificação de riscos e Oportunidades de Melhorias, serão apontados nos requisitos auditados quais vulnerabilidades poderão incorrer caso não seja efetuado um ajuste no processo;
    • Disseminação da cultura ética dentre os colaboradores da empresa, dando atenção e foco na prevenção de erros.
  4. Evitar prejuízo interno e a perda da imagem junto ao cliente
    • Um sistema de gestão administrado com responsabilidade possibilitará à organização mitigar prejuízos de ordem operacional e financeira, evitando assim, retrabalho e o desgaste junto ao cliente.

Por isso, independente do porte da empresa, investir em uma certificação com base nas normas ISO/IEC com a estruturação de uma Coordenação de Sistemas, além de evitar perdas financeiras, pode agregar valor ao negócio.

A PGBR possui há 59 anos, um departamento de auditoria interna especializado em melhores práticas de Controles Internos, diretrizes do COSO e profissionais treinados para fazer trabalhos pontuais ou estar dentro de sua empresa como departamento de auditoria interna terceirizado. Especialistas em sistemas de gestão de qualidade ISO, OSHAS e outros, e em mapeamento de riscos e controles, são profissionais prontos para ajudar a sua empresa a atingir seu potencial máximo com segurança e transparência.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *