Economia Criativa e Economia Colaborativa

By in
164

O mundo em constante transformação tem apresentado novas formas de se relacionarem as pessoas, as empresas e o capital produzido. Desta forma, temos ouvido novos termos de negócios surgindo. Mas, o que é Economia Criativa e Economia Colaborativa e suas principais diferenças e convergências?

Economia Criativa – Ciclo de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usa a criatividade e o capital intelectual como matéria-prima, sendo a criatividade e a inovação as grandes riquezas, aliados à tecnologia. Setor em evolução, contribuindo para a geração de renda e criação de empregos.

Economia Colaborativa – Mudanças de padrões/comportamentos mercantis, lançando mão de melhorias em compartilhamento, trazendo a ideia de que o acesso é mais importante do que a posse.

A ligação entre as duas traz benefícios muito concretos, pois na economia criativa temos uma valorização do ser humano, seu potencial criativo e suas realizações, gerando valores intangíveis, como cultura e conhecimento, valorizando o empreendedorismo, inspirando empresas tradicionais a repensar a forma de trabalho, compartilhando seus patrimônios tangíveis – espaços, equipamentos e materiais.  O resultado é a abundância de valores não apenas monetários, mas também culturais, ambientais e sociais, o que só agrega a melhoria da sociedade.

Na convergência entre Economia Criativa e Economia Colaborativa, temos grandes exemplos concretos de transformação, tais como o Uber e Airbnb, que transformaram a forma das pessoas encararem tanto os seus, como os bens materiais dos outros, a forma de se locomover e de morar/se hospedar.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *