As mudanças relativas à Reforma Trabalhista, as adequações à obrigatoriedade do eSocial merecem atenção por parte de empresários e o Departamento de RH das empresas. Diante disso, a Auditoria Trabalhista como forma de prevenção tem uma posição relevante no auxílio dessa adequação, pois os auditores poderão atuar como assessores da empresa na preparação das informações a serem enviadas, além de apontar inconsistências e recomendações de melhorias, e atuar desde a coordenação do projeto de implantação do eSocial até a revisão e orientação dos processos envolvidos.
Para alcançar os objetivos, são realizados os seguintes procedimentos:
- Coordenação do projeto de implantação do eSocial, incluindo a definição de um cronograma de execução e responsabilidades;
- Revisão quanto aos proventos (eventos) da folha de pagamento tendo em vista o novo ambiente cadastral (tabela de eventos) do programa eSocial;
- Análise e coordenação quanto ao saneamento dos dados cadastrais dos participantes (funcionários) para cadastramento inicial do vínculo a ser transmitido até a data do início da obrigatoriedade do eSocial;
- Análise, coordenação e orientação para saneamento do cadastro de tabelas da folha de pagamento tais como cargos, funções, horários de trabalho, ambiente de trabalho, lotações tributárias, entre outros;
- Revisão quanto à compatibilidade dos grupos e contas contábeis com os proventos (eventos) da folha de pagamento com as tabelas de rubricas do eSocial;
- Revisão e orientação quanto aos processos para atendimento ao RET – Registro de Eventos Trabalhistas, dividido em periódicos e não periódicos (admissão, alteração de salário, desligamento, exposição etc) visando informar a base de dados no ambiente nacional do eSocial;
- Treinamento visando o envolvimento e capacitação dos profissionais das áreas relacionadas ao eSocial, tais como departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho, contabilidade, fiscal e controladoria.
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