Diversidade e inclusão na sua empresa: aprenda a promover!

By in ,
605
Diversidade e inclusão na sua empresa: aprenda a promover!

Diversidade e inclusão são temas recorrentes no mundo corporativo. Afinal de contas, representantes de minorias e seus apoiadores cobram das organizações o combate à desigualdade no mercado de trabalho. Assim, embora haja muitos desafios pela frente, cada vez mais as empresas investem na pluralidade de seus colaboradores. Nesse contexto, o aplicativo iFood, por exemplo, anunciou recentemente que vai alcançar 50% de mulheres em seus postos gerenciais até 2023.

Mais uma gigante a seguir pela mesma direção é o Google, com várias práticas para estimular o ingresso das mulheres na tecnologia. Ou seja, investir em responsabilidade social contribui para fortalecer a reputação das marcas. No entanto, essa política também faz bem para o desempenho do negócio.

Estudos recentes chegaram à conclusão de que corporações com equipes diversas são mais produtivas, atravessam melhor as adversidades e conseguem alcançar as metas financeiras mais do que as empresas que não investem nada na inserção de minorias em seus quadros. Quer saber mais benefícios de incentivar a igualdade? Então continue a leitura!

O que significam diversidade e inclusão?

Diversidade é um termo que representa a pluralidade. Porém, na questão social, essa palavra remete ao convívio em harmonia de pessoas diferentes em vários aspectos: nacionalidade, gênero, orientação sexual, religião e por aí vai.

Não dá para falar nesse tema sem mencionar um outro vocábulo: “minorias”. Ao contrário do que muita gente acredita, as minorias não são formadas apenas por grupos sociais em menor número.

Ou seja, essa expressão define os grupos que são “minoritários” no acesso às instituições de poder, ao  dinheiro, ao mercado de trabalho, entre outros focos decisivos sociais.

Por outro lado, “a maioria” pode ser definida pelas pessoas que fazem parte do grupo que exerce o papel dominante. Assim, a “maioria” geralmente é aquela faixa social que se encaixa nos padrões tradicionais daqueles que são bem-aceitos. Já os grupos minoritários, além de ficarem à margem social, sofrem outros tipos de preconceitos.

Por sua vez, a inclusão nada mais é do que as ações para modificar o cenário de discrepância social. Como já dissemos, ainda existe muito para evoluir. No entanto, a questão social tem ganhado mais peso nos últimos anos, principalmente nos novos modelos de negócios, como as já mencionadas empresas de tecnologia.

Qual a importância de estimular diversidade e inclusão nas empresas?

A diversidade é importante para as empresas por dois motivos: responsabilidade social e competitividade. No primeiro caso, a medida ajuda a organização a ser melhor percebida pelo público. Já na questão do enfrentamento à concorrência, não faltam estudos apontando a diversidade como um fator decisivo para o desempenho. Afinal, a ela enriquece o capital humano.

Como consequência, obtêm-se times mais versáteis e colaborativos. Em outras palavras, equipes plurais enfrentam melhor os desafios, seja uma gestão de crise, seja em um projeto de expansão.

Quais as vantagens e benefícios para os negócios?

Empresas da América Latina com programas para incentivar a diversidade superam as organizações que nada investem em inclusão. Ao menos esse foi o resultado de um estudo da consultoria McKinsey & Company. Essa empresa norte-americana é uma das mais famosas do mundo no nicho de consultoria empresarial.

Além disso, o levantamento incluiu 700 empresas, distribuídas pelo Panamá, Colômbia, Argentina, Peru, Chile e Brasil. Desse modo, tanto os executivos como os demais colaboradores deram suas opiniões. Veja a seguir quantos benefícios a diversidade e inclusão entregam:

  • Líderes mais capacitados para conquistar a confiança e estimular a atuação em equipe;
  • Clima de convivência mais leve e feliz;
  • Aumento da capacidade para reter os talentos;
  • Maior estímulo à criatividade;
  • Conquista de mais desenvoltura para solucionar problemas e para enxergar riscos e oportunidades.

Como promover a igualdade no trabalho?

Para estimular a diversidade e inclusão, é preciso muito mais do que abrir algumas vagas para determinadas minorias. Assim, são necessárias medidas mais subjetivas, constantes e de conscientização. Em outras palavras, se faz necessário criar uma mentalidade inclusiva na organização. Veja algumas dicas a seguir:

  • Analise o atual quadro de colaboradores: faça um mapeamento para descobrir quantos colaboradores fazem parte da chamada minoria social: negros, mulheres, portadores de deficiências, homossexuais etc.;
  • Abra vagas para minorias: é necessário estabelecer metas porcentuais e de prazos para iniciar a inclusão nos próximos processos seletivos;
  • Divulgue a mentalidade inclusiva: o apoio à diversidade deve integrar as políticas de comunicação interna. Assim, faça campanhas de conscientização e promova eventos que levem à maior integração das pessoas.

Portanto, a diversidade e inclusão beneficiam a sociedade, os grupos minoritários, a empresa e os negócios. Em outras palavras, é um investimento que vale a pena, tanto em ganhos financeiros como em termos de percepção que a companhia terá no mercado.

Quer saber um pouquinho mais sobre diversidade e inclusão? Então leia também nosso post que aborda a liderança feminina nos negócios!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *