Livros de auditoria: veja 11 dicas de obras!

By in ,
4785
Livros de auditoria: veja 11 dicas de obras!

A auditoria é obrigatória por lei em alguns casos. No entanto, ela é também uma ferramenta de gestão. Por esse motivo, consumir livros de auditoria ajuda a empresários e lideranças. Além disso, estudantes também podem aproveitar nossas indicações.

Nessas obras, é possível entender como a auditoria interna pode detectar os riscos do negócio.Por sua vez, a auditoria externa dá suporte à tomada de decisão, com sugestões de aperfeiçoamento.

Quer entender os objetivos da auditoria? Então veja neste post 11 obras sobre o tema! Confira!

  1. Auditoria Interna – William Attie 

Baseado em sua própria experiência com auditoria interna, Attie mostra como realizar esse procedimento. Assim, ele identifica quais são os critérios básicos para a implantação, manutenção e funcionamento do serviço. Para os estudantes de Ciências Contábeis, trata-se de um guia profissional. Afinal, o livro reúne quase tudo que se espera de um auditor. 

  1. Auditoria das Demonstrações Contábeis – Alexandre Pereira

 Em uma abordagem contábil e jurídica, o autor Alexandre Demetrius Pereira reúne ambos os conceitos. Nesse cenário, ele fala de Contabilidade, Economia e Direito Comercial. Dessa forma, o escritor oferece uma noção completa da auditoria externa.

Se você é estudante ou profissional da área, não deixe de ler esse livro. Afinal, o especialista explica sobre a importância de integrar esses conhecimentos.  Assim, segundo ele, a fusão dessas áreas traz mais credibilidade e segurança. Por isso, a obra é uma referência entre os livros de auditoria.

  1. Auditoria de Processos Organizacionais – Sérgio Santos Dias

 Santos Dias discorre sobre a importância da auditoria para aperfeiçoar os processos. Segundo o autor, a auditagem permite conhecer as operações da empresa a fundo e melhorar o setor de Finanças

  1. Auditoria do negócio com TI eBook Kindle – Antonio Gil e Carlos Arima 

 Os autores apresentam a função administrativa da auditoria de gestão. Mais um tema que eles abordam é o emprego da tecnologia da informação nas auditorias. Além disso, eles falam sobre tendências nessa área do conhecimento financeiro. Por esse motivo, a obra é uma boa fonte de atualização para os profissionais da área.

  1. Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte – Joshua Imoniana

Com mais de 35 anos de experiência, Imoniana ajuda a entender o que há de mais moderno nessa área.  Porém, o escritor também explica como ela proporciona mais poder competitivo aos negócios. Afinal, é preciso unir tecnologia e conhecimento técnico em contabilidade e finanças.

  1. Mapeamento de Controles Internos SOX – Frank Pizo

Frank Pizo aborda na obra “Mapeamento de Controles Internos SOX” como enfrentar e prevenir problemas financeiros por causa de fraudes e desvios de conduta. Assim, nesse livro, ele traz recomendações para empresas públicas e privadas, além das entidades do terceiro setor.

Esse também é um dos livros de auditoria que trata sobre os erros sem intenção, como desperdícios e perdas. Além de retratar as dificuldades nessa área, o autor apresenta metodologia para colocar as correções em prática. Desse modo, a publicação ensina como implementar os controles internos e manter a organização dentro dos padrões exigidos pela certificação SOX.

  1. Análise de Riscos – Fabiano Guasti Lima

Como já diz o próprio nome, o livro apresenta técnicas de mensuração de ameaças para distintas mercadorias e serviços. Apesar de discutir um tema complexo, esse título é considerado fácil de entender. Isso porque ele consegue apresentar uma linguagem didática. Entretanto, a teoria não é a única atração dessa obra. Afinal, ela também traz exercícios! Assim, o leitor pode testar aquilo que aprendeu. 

  1. Gestão de riscos no mercado financeiro – Virgínia Izabel de Oliveira e Juliano Lima Pinheiro

Conforme os autores, as grandes crises financeiras dos últimos anos revelam que há erros na mensuração das ameaças. Afinal, o monitoramento não foi capaz de contê-las. Dessa forma, a obra trata do risco aos negócios em variados ângulos. Assim, para cada ameaça descrita, eles propõem metodologias e ferramentas específicas. Ou seja, é uma fonte de informação valiosa para gestores.

Nessa publicação, os autores falam ainda sobre a diferença entre risco e incerteza. Mais um destaque é a abordagem do risco reputacional. Assim, nesse quesito, a dupla de escritores também traz dicas para adesão às práticas de compliance.

  1. Auditoria – Abordagem Moderna e Completa – Marcelo Cavalcanti Almeida

Por sua vez, o título “Auditoria – Abordagem Moderna e Completa” vai informar sobre como auditar as demonstrações financeiras. Assim, com uma linguagem simples e objetiva, o autor aconselha auditores, contadores, analistas financeiros e controladores.

Esse livro foi desenvolvido para o contexto nacional. Desse modo, ele é ajustado à Lei das Sociedades por Ações. Além disso, a obra traz aspectos de como os auditores independentes devem elaborar relatórios.

  1. Controles internos – Fabiana Copello

No livro “Controles Internos”, a autora conta como se antecipar aos riscos. Dessa forma, o livro traz medidas práticas para impedir erros em auditorias. Assim, os leitores ganham elementos para proteger seus ativos. Nesse quadro, Fabiana aponta qual é a estrutura necessária para o monitoramento dos controles internos.

11- Auditoria de Tributos – Humberto B. Borges

Por fim, nossa lista de livros de auditoria traz a obra “Auditoria de Tributos”. Nesse caso, o autor vai mostrar o passo a passo da auditoria tributária. Assim, ele explica desde o planejamento até a implementação do processo investigativo sobre impostos. Além disso, a publicação apresenta modelos de ferramentas fundamentais nesse tipo de trabalho. Veja exemplos:

  • Metodologias de pesquisa de dados factuais;
  • Estratégias para rever os procedimentos tributários;
  • Dicas de como criar o programa de auditoria fiscal;
  • Apontamentos para fazer questionários na auditagem de impostos.

 

E você? Gostou da nossa lista de livros de auditoria? Por falar nisso, a PGBR tem mais de 60 anos de experiência em Auditoria Interna e Externa. Ou seja, sabemos como levar conhecimento técnico para qualquer negócio. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então leia também o post ” A auditoria externa é obrigatória?”

Artigo de Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *