Livros de auditoria: veja 5 dicas para entender como ela funciona!

By in ,
3505
Livros de auditoria: veja 5 dicas para entender como ela funciona!

A auditoria é obrigatória por lei em alguns casos, mas também é uma ferramenta de gestão muito poderosa. Por esse motivo, consumir livros de auditoria pode ajudar bastante empresários e lideranças corporativas. Além disso, estudantes que almejam se tornar auditores também podem aproveitar nossas indicações de leitura.

A auditoria interna, por exemplo, pode detectar os riscos do negócio e dar as diretrizes para fazer um plano de trabalho contínuo para diminuir essas ameaças. Por sua vez, a auditoria externa auxilia a tomada de decisões por meio das melhores práticas contábeis. Além disso, com uma auditoria externa, a contratante obtém sugestão de aperfeiçoamento do seu controle interno.

Para que estudantes e donos de negócios entendam as aplicações e a importância do assunto, elegemos 5 obras esclarecedoras sobre o tema. Afinal, essas publicações trazem informações úteis para quem audita e para quem é auditado. Quer saber mais? Então acompanhe este post!

1. Auditoria Interna – William Attie 

Baseado no conhecimento obtido pelo autor na implantação de diversos tipos de auditoria interna, o livro proporciona visão panorâmica das necessidades atuais para realizar esse procedimento. Desse modo, a obra conta sobre os critérios básicos para a implantação, manutenção e funcionamento do serviço.

Para os estudantes do curso de Ciências Contábeis, trata-se de um verdadeiro parâmetro profissional. Isso porque o livro reúne praticamente tudo que se espera de um auditor. 

2. Auditoria das Demonstrações Contábeis – Alexandre Demetrius Pereira

 Em uma abordagem contábil e jurídica, o renomado autor Alexandre Demetrius Pereira conjuga conceitos de Contabilidade, Economia e Direito Comercial. Assim, ele consegue oferecer uma noção completa das demonstrações contábeis na auditoria externa.

Se você é estudante ou profissional de contabilidade e/ou auditoria, não pode deixar de ler esse livro. Afinal, o autor explica com muita maestria sobre a importância de integrar os conhecimentos contábeis e jurídico. Segundo ele, com a fusão dessas áreas, ganha-se mais credibilidade e segurança no tratamento das informações financeiras das empresas. Por esse motivo, a obra é considerada um guia para reduzir a vulnerabilidade de um negócio no mercado. Ou seja, não poderíamos deixar esse tesouro de fora da nossa lista de livros de auditoria.

3. Auditoria de Processos Organizacionais – Sérgio Vidal dos Santos Dias

 Na obra, Santos Dias discorre sobre a importância da auditoria para aperfeiçoar os processos organizacionais. Segundo o autor, a auditagem permite à empresa conhecer as operações a fundo. Assim, a investigação sobre o modo de trabalhar aponta  quais controles devem ser adotados para corrigir possíveis distorções.

Desse modo, Santos Dias justifica como a auditoria pode influenciar na garantia da eficácia dos processos corporativos. Além disso, o escritor aponta e explica como esse serviço é capaz de prever as consequências negativas dos desvios nos processos organizacionais.

Essa obra é muito usada como fonte de consulta no dia a dia dos auditores, consultores e gerentes de empresas. Porém, também pode ser enriquecedora para o conhecimento teórico. Dessa forma, esse é um dos livros de auditoria referência para programas de treinamento. Além disso, os alunos de pós-graduação  no setor de Finanças aproveitam bastante seu conteúdo.

4. Auditoria do negócio com TI eBook Kindle – Antonio de Loureiro Gil e Carlos Hideo Arima 

 Os autores apresentam de forma estruturada a função administrativa da auditoria de gestão com a aplicação da tecnologia da informação. Além disso, eles abordam o tópico em perspectivas de “presente/futuro”, tanto nos negócios privados como nos governamentais.

5. Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte – Joshua Onome Imoniana 

Com mais de 35 anos de experiência em renomadas empresas como Deloitte, PwC e IBRU, o autor traz neste livro toda a sua bagagem aplicada em metodologias objetivas e didáticas. Assim, as observações de Imoniana ajudam a entender o que há de mais moderno na auditoria. Além disso, o escritor explica como a auditoria proporciona às organizações uma ampla sustentação para os negócios. De acordo com o autor, a auditoria permite aplicar nas finanças um projeto de melhoria contínua. Como consequência, as empresas que a utilizam colhem um maior nível de competitividade.

E você? Gostou da nossa lista de livros de auditoria? A PGBR é conhecida há mais de 60 anos por sua atuação em Auditoria Interna e Externa. Ou seja, sabemos muito sobre esse serviço! Ao longo dessa jornada, conquistamos clientes fidelizados. Por esse motivo, sabemos como levar conhecimento técnico para qualquer negócio, de qualquer segmento. Afinal,  oferecemos soluções baseadas nas melhores práticas e estudos do mercado.

Quer saber mais? É simples: leia também nosso post que responde à pergunta: a auditoria externa é obrigatória?

Artigo de Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *