Consultoria previdenciária: Saiba as vantagens desse serviço

By in
60
Consultoria previdenciária: Saiba as vantagens desse serviço

Uma consultoria previdenciária proporciona tranquilidade e clareza aos processos internos que integram as rotinas tributárias e contábeis ligadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim, a empresa conquista plena adequação às leis, conseguindo prevenir multas e demais autuações. Além disso, é bom esclarecer que alguns deslizes em assuntos previdenciários são considerados crimes.

Por exemplo: se a companhia descontar o valor da Previdência de seus funcionários e não repassar ao Instituto, isso é crime de apropriação indébita previdenciária. Essa ação criminosa está descrita no artigo168-A do Código Penal. Porém, não é só isso. Para esse caso, as penas são severas.

Afinal, a apropriação indébita previdenciária prevê a seus autores reclusão de 2 a 5 anos, além de multa. Ou seja, sabemos que a legislações tributária e previdenciária no Brasil são bastante complexas. Apesar disso, é preciso superar esses entraves.

Nesse contexto, a consultoria previdenciária traz múltiplas soluções. Ou seja, ela consegue reduzir os problemas, recuperar créditos pagos a mais para o Fisco e instituir um programa para enxugar as despesas previdenciárias dentro da lei. Quer saber mais? Então confira este post!

O que é a consultoria previdenciária?

A consultoria previdenciária é uma orientação técnica para regularizar as questões fiscais e previdenciárias. Dessa forma, o trabalho aponta falhas nas obrigações corporativas que possam acabar em passivos dessa natureza.

Também são elaborados planos para a correção dos rumos, de modo a estabelecer métodos e disciplina. Como resultado, a companhia ganha expertise no tema. Ou seja, torna-se viável transformar obrigações fiscais e previdenciárias em oportunidades concretas de economia.

Quais serviços estão incluídos nesse trabalho?

Geralmente, a consultoria previdenciária começa com uma profunda avaliação técnica da situação da contratante. Assim, os erros, dívidas e demais irregularidades serão pontuados e corrigidos.

Mais um serviço dessa assessoria é recuperar créditos junto ao órgão previdenciário. Infelizmente, é comum que as organizações paguem a mais do que deveriam. Isso acontece tanto com os tributos como com as contribuições sociais.

Na maioria dos casos, esse descompasso ocorre por causa da complexidade das leis. Porém, com a consultoria previdenciária, a corporação corrige seus desvios e aproveita todas as chances de descontos e benefícios permitidas.

Por que a consultoria previdenciária pode ajudar o negócio?

Apesar de consertar distorções e inconformidades, a consultoria previdenciária tem mais efeito quando é colocada em prática de modo preventivo. Afinal, quando a corporação se antecipa à fiscalização, ela se livra das indesejadas multas e da temida responsabilização criminal. Observe a seguir alguns de seus benefícios:

  • Queda nos custos previdenciários: impede multas e autuações;
  • Correção de erros: os profissionais de consultoria previdenciária têm capacitação técnica e experiência prática na gestão previdenciária;
  • Recuperação de créditos: reforço no fluxo de caixa com a devolução de parte dos valores repassados a mais para o INSS (quando houver).

Quais as vantagens da consultoria previdenciária da PGBR?

O setor de Consultoria Tributária e Previdenciária da PGBR é tido como exemplar em âmbito nacional e internacional. Isso graças a nossa ampla vivência no cotidiano tributário e previdenciário. Também nos destacamos por unir capacitação técnica com tecnologia de ponta. Observe nossos diferenciais de mercado nesse tipo de serviço:

Consultoria permanente

Contamos com uma consultoria completa e contínua para acabar com as dúvidas em termos tributários e previdenciários nas esferas federal, municipal e estadual. Mas não é só isso: por meio da consultoria previdenciária, ajudamos as empresas a criar projetos para aproveitar melhor os benefícios fiscais da própria legislação e para aprimorar as rotinas contábeis e tributárias que se relacionem ao INSS.

Revisão previdenciária e recuperação de créditos

Efetuamos a revisão previdenciária, passando um detalhado pente fino nas contribuições sociais realizadas pela empresa nos últimos anos, especialmente aquelas com origem indenizatória de natureza não salarial.

Esse tipo de verba não tem vínculo com o serviço realizado pelo colaborador. Ou seja, ela nada mais é do que direitos que o profissional possui por ser a “ponta mais fraca” da relação. Assim, esses valores são devidos diante de danos ou simplesmente de situações que fragilizem o funcionário. Veja exemplos de verbas indenizatórias de natureza não salarial:

  • Auxílio por acidentes de trabalho;
  • Aviso prévio;
  • FGTS;
  • Seguro-desemprego.

Depois dessa varredura, iniciamos o processo de recuperação de crédito, se houver valores pagos a mais pela corporação. Além disso, essas operações acontecem no campo administrativo, sem necessidade de ação judicial.

Enquadramento do RAT por estabelecimento

A consultoria previdenciária também pode efetuar o devido enquadramento da contribuição social RAT (Riscos Ambientais de Trabalho) por estabelecimento. Segundo a Lei 8.212/1991, a quantia devida é proporcional ao perigo gerado em cada atividade.

Porém, é possível fazer o enquadramento por estabelecimento, e não pela empresa inteira. Assim, se a corporação tiver fábricas e lojas, não precisará pagar o índice máximo de RAT (3% sobre a folha) nos pontos comerciais. Dessa forma, é uma estratégia para economizar.

Cálculo de INSS para cooperativas

Podemos contabilizar e verificar a contribuição de INSS para cooperativas. Nesse tipo de organização do trabalho, a cooperativa precisa repassar 11% da cota de cada cooperado para a Previdência Social.

Revisão da CPRB

Mais um serviço é a correção da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), que deve ser calculada de acordo com os rendimentos e o tipo de atividade desenvolvida.

Atualização analítica das rubricas da folha

A consultoria previdenciária da PGBR também age sobre as rubricas da folha de pagamentos que precisam ser remetidas por meio do e-Social. Assim, como elas servem de referência para a contagem de impostos e de FGTS, as rubricas requerem cuidado especial em sua apuração.

Portanto, a consultoria previdenciária ajuda a corrigir e a otimizar as obrigações da empresa nesse quesito. Desse modo, previnem-se dores de cabeça, multas e até mesmo enquadramento da companhia em crimes.

Assim, o gestor fica tranquilo com o INSS e ainda economiza. Quer saber mais? Então venha conhecer os serviços da PGBR agora mesmo!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *