Consultoria para empresas: 3 principais tipos!

By in ,
470
Consultoria para empresas: 3 principais tipos!

Encontrar modelos inéditos de negócio, enxergar uma nova oportunidade e otimizar processos internos são desejos de quase todo gestor, não é mesmo? Afinal, em tempos de vulnerabilidade da economia, a administração em ordem é crucial no enfrentamento da concorrência. Nesse contexto, a consultoria para empresas traz soluções para esses e outros anseios.

Mas você sabe o que é uma consultoria? Se ainda não conhece o conceito, não se preocupe. Na verdade, nada mais é do que uma prestação de serviços que dá suporte para circunstâncias específicas. Assim, pode ser um objetivo, um problema ou então um conjunto de obstáculos para superar. Observe algumas vantagens desse trabalho:

  • Obtenção de opinião neutra: as consultorias trazem frescor para a gestão, com um olhar de fora. Desse modo, é possível perceber eventos e contextos que até então não eram enxergados pelas visões internas;
  • Conquista de mais assertividade: os consultores emprestam inteligência de mercado, conhecimento técnico e expertise nos temas de cada tipo de consultoria para empresas;
  • Definição de prioridades: uma equipe preparada dá apoio para selecionar as demandas mais urgentes;
  • Acesso a ferramentas e indicadores: por terem larga experiência de mercado, os consultores têm habilidade para indicar os melhores recursos tecnológicos e as métricas mais interessantes para cada negócio;
  • Rapidez: consultores sabem como reagir mais rápido, justamente pela experiência, consumindo menos tempo para alcançar os resultados.

Outra vantagem dessas análises é a versatilidade. Afinal, temos várias modalidades a fim de atender às mais variadas necessidades corporativas. Quer saber mais? Então veja neste post os 3 principais tipos de consultoria para empresas!

1. Consultoria contábil

A consultoria contábil é uma das mais importantes porque tem um impacto enorme no desempenho do negócio.

Afinal, esse tipo de assessoria ajuda na tomada de decisões, com conquistas relevantes como redução de despesas, economia fiscal e uma administração financeira mais produtiva.

Veja alguns dos serviços que geralmente são executados pela consultoria contábil:

  • Elaboração de demonstrativos de fluxo de caixa;
  • Apuração das contas a pagar e a receber;
  • Auxílio na gestão da folha de pagamento;
  • Monitoramento e cotação de ativos, inclusive imobilizados;
  • Produção da demonstração do resultado do exercício;
  • Suporte técnico para uma precificação mais estratégica;
  • Apuração e seleção de benefícios e isenções fiscais para um pagamento mais inteligente de tributos.

2. Consultoria de processos

Mais uma ramificação de consultorias é a consultoria de processos que, como já diz o próprio nome, serve para aprimorar as operações. Com esse respaldo, a contratante pode ter todo o fluxo de trabalho reestruturado de acordo com as boas práticas de governança.

Assim, a gestão naturalmente se torna mais eficaz, o que vai assegurar a sobrevivência do negócio. Além disso, nessas apurações são levantadas as principais ameaças à empresa: pode ser um novo concorrente ou uma mudança no comportamento do público, por exemplo.

Em outras palavras, é possível reagir de modo assertivo em meio a cenários caóticos. Esse tipo de consultoria para empresas é muito bem-visto no mercado. Dessa forma, realizar essas análises contribui para conquistar a confiança de novos investidores.

Com a escolha certa da prestadora de serviços, sua organização passa a contar com uma equipe multidisciplinar que vai apoiar a implementação de ações de melhoria de ponta a ponta.

Ou seja, dá para aperfeiçoar processos, diminuir as despesas, apostar em inovações, investir em novos talentos etc.

3. Consultoria financeira

Já a consultoria financeira faz um diagnóstico dos principais problemas nesse setor. Além disso, ela apresenta soluções para esses obstáculos. Dessa forma, os consultores entrevistam os funcionários e gestores e colhem dados para o monitoramento.

No final, esse tipo de assessoria ajuda a aproveitar e distribuir melhor o dinheiro, com investimentos mais vantajosos. Por esse motivo, essa modalidade de auditoria é muito recomendada para recuperação de companhias em dificuldade.

Outra serventia é simplesmente apoiar o alcance de um rendimento mais alto. Confira os principais serviços inclusos:

  • Planejamento financeiro;
  • Análise e Gestão de Custos;
  •  Formação de Preço;
  • Análise de riscos e oportunidades;
  • Consultoria Financeira.

Portanto, a consultoria para empresas é uma luz para as lideranças. Dessa forma, é possível ter acesso a profissionais gabaritados em assuntos complexos, o que vai trazer novo fôlego para a companhia.

Porém, para que o investimento seja realmente aproveitado, a contratante deve estar aberta às alterações que serão propostas. Que tal ir um pouquinho mais a fundo nesse tema? Então leia também nosso artigo que explica como funcionam os serviços de consultoria da PGBR!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *