Conheça as 5 vantagens de realizar uma Auditoria Interna na sua empresa

By in ,
114
Conheça as 5 vantagens de realizar uma Auditoria Interna na sua empresa

A Auditoria Interna é uma poderosa ferramenta de governança corporativa e controles internos. Toda empresa e suas operações são baseadas em controles internos. Eles podem ser formalizados ou não, e, podem ter um risco baixo, médio ou alto de estarem sendo eficientes. Mas, toda empresa possui um controle interno que pode ser avaliado, aprimorado e auditado.

Atualmente, no Brasil, não há uma cultura estabelecida nas empresas para que elas tenham o Departamento de Auditoria Interna constituído. Apenas algumas empresas listadas no novo mercado (Bolsa de Valores) e, principalmente aquelas que também são listadas em Bolsa de Valores do exterior e, são obrigadas a ter este departamento, é que o fazem.

No entanto, cerca de um terço das empresas listadas no Novo Mercado não possui uma área de auditoria interna, responsável por aferir a qualidade e a efetividade das regras de governança. Quase 64% das empresas possuem essa área, mas precisam adaptá-la ao novo regulamento do segmento e apenas 6% delas apresentam uma área totalmente em conformidade com as exigências da B3, um ano após a entrada em vigor de novas regras.

Portanto, entendemos que essa cultura de informalidade, de não monitoramento e aprimoramento, podem estar afetando o desenvolvimento das empresas e do país. E, que, dando o primeiro passo de realizar uma auditoria interna inicial e, posteriormente, realizando a constituição do departamento, esta cultura poderia mudar e a percepção do mercado brasileiro se tornar mais positiva e atrativa ao consumo e investimentos.  


Mas, por que eu auditaria o Controle Interno da minha empresa?

5 principais vantagens da Auditoria Interna

  1. Proteção de Ativos

A Auditoria Interna é um forte aliado na proteção de ativos. Sabem os conhecidos “ralos” ou “gargalos” para onde a empresas sentem que existe escoamento de recursos, mas, não sabem identificar de onde vem? A Auditoria Interna, a partir da avaliação da matriz de riscos da empresa e a performance de testes nas áreas mapeadas, pode identificar GAP’s, ou falhas que podem estar impactando na vulnerabilidade dos ativos. 

Por exemplo, erros de mensuração do faturamento de contratos, ou, no pagamento de contratos.

  • Fortalecimento da Governança Corporativa

Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

A Auditoria Interna pode auxiliar a sua empresa a mapear tais processos, costumes, políticas e outros e formalizá-los e até mesmo disseminá-los aos colaboradores. Desta forma a Governança se fortalece e, todos os agentes dessa governança, desde os administradores, quotistas ou sócios, até todas as pessoas que operacionalizam processos poderão entender suas responsabilidades e propósitos dentro da organização.

  • Fortalecimento da Ética e da Transparência

Muitos ambientes ou processos das empresas sentem-se isolados do todo e, as pessoas que neles trabalham, não compreendem os impactos de suas atividades para com toda a empresa e a comunidade. Desta forma, esse ambiente se torna propício a prática de erros e fraudes, que podem não ser detectados. Um plano de auditoria interna sendo colocado em prática constantemente e tendo seus resultados divulgados em comitês de Auditoria ou à Alta Administração ajudam a manter um clima de ética e transparência mais consistente, pois as pessoas sabem que estão sendo monitoradas e os processos estão constantemente sendo revisitados a fim de evitar falhas e aumentarem seu grau de confiabilidade.

  • Garantir a Consonância com a Legislação

A Auditoria Interna, ao visitar as áreas, principalmente contábeis, de recursos humanos e fiscal, avalia o cumprimento das Normas e Leis que impactam o negócio. Identificam se estão sendo utilizadas as alíquotas corretas de imposto, se as leis trabalhistas são conhecidas e estão sendo cumpridas e, desta forma, apoia na salvaguarda de ativos e da reputação da empresa.

  • Melhorar o processo de Tomada de Decisão

Com os processos e controles internos mapeados e testados em sua eficácia, as informações geradas pela empresa serão mais confiáveis e consistentes. Desta forma, a tomada de decisão passa a ser baseada em fatos e dados e não em achismos. Aprimorando o planejamento estratégico e facilitando que as decisões tomadas estejam mais alinhadas com a realidade da empresa.

A PGBR está há 59 anos no mercado de Auditoria Interna e Externa no Brasil e, possui profissionais especializados e experiencia renomada para ajudar a sua empresa a aprimorar seus controles internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *