Conheça a Auditoria para Gestão de Qualidade e seus benefícios

By in
245
Conheça a Auditoria para Gestão de Qualidade e seus benefícios

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é um sistema que identifica e mapeia os processos que visam garantir a qualidade de produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Esse é um sistema onde existem princípios e diretrizes de qualidade, baseados em melhores práticas, que são pré-estabelecidos, implementados e monitorados dentro das entidades.

Para que o SGQ seja implementado, é necessário o envolvimento da administração e das pessoas-chave dos processos internos. Também é preciso que sejam contratados consultores e auditores especializados em SGQ para que todas as suas diretrizes e normas sejam adequadamente adaptadas e implantadas, levando em consideração o segmento e a realidade da empresa e para que sejam estabelecidos os parâmetros, avaliadas especificidades de normas e para garantir que nenhum detalhe seja deixado de fora.

Depois de mapeado, documentado e implementado, o SGQ precisa ser validado e certificado a fim de ser atestado o seu funcionamento. A partir daí, ele será periodicamente monitorado e passará por processo de nova certificação, quando necessário.

Ainda que até a atualidade tenha sido mais comum o uso e certificação do SGQ para as indústrias, onde, inclusive, é obrigatória em alguns setores, diversos outros segmentos podem se beneficiar de serem usuários do SGQ e terem seus processos, serviços e produtos certificados.

Para receber uma certificação, a empresa deve realizar uma auditoria com profissional especializado em SGQ e Normas ISO.  A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.

Auditoria

É importante entender a diferença entre Auditoria Externa de Validação e Certificação. A primeira pode auxiliar na verificação da adequação do SGQ, sua aplicabilidade e sugerir melhorias. Para obter e certificação, é necessária uma empresa habilitada que pode emitir o selo a ser certificado (ISO, OSHAS, etc).

A auditoria é realizada através da avaliação do SGQ estabelecido, sua documentação, seu mapeamento e testes de aplicabilidade. A partir daí é apresentado um relatório de adequação e são identificados erros e riscos e sugeridas melhorias.

É válido realizar auditorias periódicas para que, quando forem realizadas as certificações e revalidação da certificação, sejam previamente identificados e sanados itens que pudessem impedir a obtenção do certificado.

Benefícios

Além de garantir que os processos, serviços e produtos estejam sendo realizados e entregues com qualidade, evitando assim, perdas financeiras de qualquer natureza, a implantação e monitoramento, bem como a certificação do SGQ, pode melhorar a imagem da empresa e agregar valor, competitividade e diferencial a seu negócio.

A PGBR há 59 anos possui um Departamento de Auditoria Interna, consultoria e auditoria de SGQ e Normas ABNT, especializado em melhores práticas. Além disso, oferece profissionais treinados para fazer trabalhos pontuais ou estar dentro de sua empresa como Departamento de Auditoria Interna terceirizado. São especialistas em sistemas de gestão de qualidade ISO, e OSHAS, entre outros, e em mapeamento de riscos e controles. São especialistas prontos para ajudar a sua empresa a atingir seu potencial máximo com segurança e transparência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *