Conheça a Auditoria para Gestão de Qualidade e seus benefícios

By in
1806
Conheça a Auditoria para Gestão de Qualidade e seus benefícios

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) identifica e mapeia os processos que visam garantir a máxima eficiência de produtos e serviços. Nesse modelo, existem princípios e diretrizes de qualidade, baseados em melhores práticas pré-estabelecidas. Assim, as empresas interessadas em aperfeiçoar seus desempenhos adotam os padrões de SGQ, que já são consagrados no mercado internacional.

Porém, para que o SGQ apresente resultados práticos, é necessário o envolvimento da administração e das pessoas-chave nos processos internos. Mas esses não são os únicos ingredientes obrigatórios. Afinal, também é preciso que sejam contratados consultores e auditores especializados em SGQ. Esse time de experts no tema vai adaptar os critérios à realidade de cada empresa.

Para isso, os consultores levam em conta o segmento e a realidade das companhias contratantes. Dessa forma, a partir dessa acomodação das exigências SGQ à situação de cada negócio, o trabalho de implementação do sistema pode ser iniciado. Isso permite garantir que nenhum detalhe fique de fora.

O que é o sistema SGQ?

Depois de mapeado, documentado e implantado, o SGQ precisa ser validado e certificado a fim de comprovar o seu pleno funcionamento. Mesmo quando se chega a esse patamar, a adesão não termina, pelo contrário. Na verdade, a partir daí, a organização será periodicamente monitorada. Após o vencimento da validade dos certificados, a empresa repete esses processos e se submete mais uma vez às confirmações das certificadoras.

Ainda que até a atualidade tenha sido mais comum o uso e certificação do SGQ para as indústrias — em alguns setores ela é obrigatória — diversos outros segmentos podem se beneficiar do SGQ. Afinal, serviços e produtos certificados obtém mais confiança no mercado, principalmente de clientes.

Para conquistar uma certificação SGQ, a empresa deve realizar uma auditoria com profissional especializado no tema, bem como nas Normas ISO.  Além disso, o gestor deve saber que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. Mas para que serve tudo isso? Na realidade, essa certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.

Qual a relação entre Auditoria e gestão de qualidade?

Agora que você já sabe mais ou menos o que é o sistema SGQ, é importante entender a diferença entre Auditoria Externa de Validação e Auditora Externa de Certificação. Dessa forma, tenha em mente que a primeira pode auxiliar na verificação da adequação do SGQ, sua aplicabilidade e sugerir melhorias. Contudo, para obter e certificação, é necessária uma empresa habilitada a emitir o selo a ser certificado (ISO, OSHAS, etc).

A auditoria é realizada através da avaliação do SGQ estabelecido, sua documentação, seu mapeamento e testes de aplicabilidade. Ou seja, é apresentado um relatório de adequação, com identificação de erros e riscos e apontamento de melhorias. Para evitar ser reprovado no processo de certificação, muitas empresas preferem realizar auditorias periódicas antes da Auditoria de Certificação. Isso possibilita que as correções necessárias sejam previamente identificadas e sanadas. Com essa medida, todos os itens que podem impedir a obtenção do certificado são eliminados das operações.

Quais são os benefícios do SGQ?

O SGQ garante que os processos, serviços e produtos obtenham máxima qualidade. Como consequência, evitam-se perdas financeiras de qualquer natureza. No entanto, a implantação e o monitoramento, bem como a certificação do SGQ, melhoram a imagem corporativa. Assim, as vantagens são inúmeras! Afinal, o resultado do trabalho — mercadorias e serviços — ganha valor agregado e um enorme diferencial competitivo. Afinal, a companhia que segue os padrões internacionais de gestão de qualidade é bem-vista por clientes e fornecedores.

Portanto, o sistema SGQ conduz a empresa em sua gestão de qualidade, tornando a melhoria real, concreta e veloz. Nesse contexto, a PGBR soma mais de 60 anos de experiência em sistema SGQ, tanto para auditorias internas, como para consultorias e para auditorias SGQ e Normas ABNT.

Além disso, oferecemos profissionais treinados para fazer trabalhos pontuais ou estarem dentro de sua empresa como Departamento de Auditoria Interna terceirizado. Esses especialistas estão preparados para destrinchar tudo que for necessário em relação a sistemas de gestão de qualidade ISO, OSHAS, entre outros. Mais um diferencial é que nosso time faz um detalhado mapeamento de riscos e controles. Quer saber mais sobre como finalmente alcançar o potencial máximo? Então leia também nosso artigo sobre certificação ISO 9001!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *