Auditoria Tributária: o que é, por que é importante e mais!

By in
197
Auditoria Tributária: o que é, por que é importante e mais!

Não é segredo para ninguém que são enormes as adversidades das empresas para ficar em dia com o Leão. Se pararmos para pensar, pagar os impostos no Brasil corretamente é quase como matar um leão por dia mesmo. Nesse cenário, a auditoria tributária surge para entregar eficiência máxima à sua gestão de tributos.

Frequentemente, os débitos tributários são mal calculados. Em outras situações, a legislação muda, e a corporação sequer toma conhecimento sobre determinadas dívidas. Além disso, os colaboradores cometem falhas corriqueiras nas operações e apurações fiscais. Como resultado, existe um impacto negativo para o negócio em outros setores da companhia também.

Por exemplo: se a empresa subestima seus gastos com impostos, poderá perder parte de sua margem de lucro ou até mesmo levar prejuízo. Isso acontece muito quando as despesas tributárias ficam de fora da composição de preços dos produtos. Em outras palavras, a auditoria tributária é um procedimento que assegura a saúde fiscal, mas afeta a gestão financeira e estratégica. Quer saber mais? Então continue a leitura deste post!

O que é a auditoria tributária?

A auditoria tributária é uma pesquisa que investiga toda a situação fiscal do negócio. Isso inclui sistemas, dados, operações, impostos devidos, eventuais créditos junto ao Fisco etc. Nesse exame detalhado, o próprio regime tributário passa pela análise dos especialistas. Essa medida acontece para saber se o modelo escolhido é mesmo o melhor para determinado estabelecimento.

Assim, os auditores tributários levantam todas as obrigações fiscais de acordo com a natureza das atividades. Depois disso, a companhia obtém uma lista com todas as contribuições, taxas, tributos, impostos e similares. Além disso, a melhor organização da questão tributária acaba beneficiando todo o controle financeiro. Afinal, sem erros no relacionamento com o os órgãos competentes, você consegue economizar com multas e juros. Aliás, até o pagamento de impostos em si costuma cair, já que passa a ser viável usufruir de incentivos e isenções do poder público.

Por que ela é importante?

A auditoria tributária é importante porque detecta erros e aperfeiçoa os processos de coleta de números e fatos, de modo que tais falhas não se repitam. Para tanto, todos os gaps  recebem correção e ajustes. Essa investigação também permite fazer um planejamento tributário, inclusive com a identificação de valores a serem restituídos.

Ao contrário do que se pensa, muitas empresas pagam mais impostos do que devem de fato. Nesse sentido, a auditoria tributária traz segurança da informação que está sendo apurada. Assim, é possível evitar distorções e equívocos. Ou seja, são muitas as razões para auditar sua empresa no quesito pagamento de impostos.

Quando uma auditoria é integral?

Quando a empresa contrata outros tipos de averiguações, além da auditoria tributária, dizemos que se trata de uma auditoria integral. Nessa situação, os auditores verificam a performance, a conformidade dos trabalhos com os planos de negócios, as possíveis ameaças e seus potenciais, novas oportunidades de mercado etc. Ou seja, a auditoria integral inclui questões fiscais, contábeis, administrativas, de gestão, de condições patrimoniais e assim por diante. Ou seja, esse é um trabalho bem mais amplo e complexo.

Como a auditoria tributária é realizada?

A auditoria tributária começa com o levantamento e o estudo de todos os documentos fiscais. Um olhar especial é dedicado à declaração de impostos, já que quase sempre existem inconsistências nesses registros. Tal fenômeno ocorre devido a inúmeras e constantes modificações na lei fiscal do Brasil. Abaixo, preparamos um passo a passo bem simples. Acompanhe:

  1. Testes verificam e classificam o nível de adequação;
  2. Procedimentos de simulação ajudam a compreender qual é o regime tributário mais vantajoso para o negócio;
  3. Os especialistas averiguam a eficácia dos atuais métodos de apuração de impostos, tributos e contribuições;
  4. Em seguida, é conferida a contabilização das dívidas e dos pagamentos realizados;
  5. Por fim, é desenvolvida uma revisão tributária sobre o período que antecedeu o vigente. Dessa forma, é possível descobrir se há dívidas ou créditos antigos.

Por que a auditoria tributária ajuda na fiscalização?

A auditoria tributária deixa a empresa pronta para a fiscalização, não importa a hora em que ela chegar. Em outras palavras, seu time, sistemas e dados estarão corretamente disponíveis para os fiscais a qualquer instante. Afinal, haverá pleno conhecimento das condições reais.

Desse modo, a companhia esclarece de forma imediata qualquer dúvida dos órgãos de inspeção. Contudo, é fundamental escolher a empresa de auditoria com muito cuidado. Desse modo, você realmente assegura todos os benefícios da auditoria tributária com mais tranquilidade. Ou seja, prefira marcas com experiência na área e boa reputação, tanto em termos de competência como de honestidade.

Portanto, a auditoria tributária é muito saudável para a gestão. Afinal, ela evita gastos desnecessários, como aqueles usados para pagar multas e juros. Além disso, ela cria oportunidades para aproveitar melhor os incentivos e isenções de tributos, favorecendo o saldo financeiro e a chance de crescer. Por falar nisso, quer saber como reforçar seu caixa de um jeito inusitado e completamente legal? Então leia também nosso post que fala sobre revisão tributária e revisão previdenciária!

 

 

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *