Auditoria Interna

By in
140

Auditoria interna, antídoto contra os maiores riscos que comprometem a gestão eficaz

A história recente tem mostrado que grandes e reputadas empresas, do escândalo da Eron (2002) ao da Lehman Brothers (2008), com CEO’s de competência reconhecida por profissionais do mercado e balanços auditados, causaram grandes prejuízos aos investidores. O elenco de empresas brasileiras, públicas, privadas e de economia mista que viveram ou vivem processos semelhantes também não é pequeno.

Essas evidências deixam claro que prevenir fraudes,assim como fornecer dados confiáveis ao “board” para tomada de decisões, fazem parte do papel da Auditoria Interna e tem grande relevância para a gestão eficaz.

Cultura Empresarial e Metodologia de Controles das Operações são dois antídotos gerenciados pela Auditoria Interna que atuam sobre o Quadro Funcional e as Estruturas Organizacionais das Empresas.

Sabe-se que uma empresa se desenvolve pela atuação de seu pessoal de nível médio. São eles também que se relacionam com fornecedores de bens e serviços

  1. Integridade e Competência devem ser atributos requeridos do quadro funcional da empresa e precisam estar alinhados com seus valores

  2. A Auditoria Interna deve ser valorizada dentro da hierarquia da empresa e os seus membros conquistar o respeito do quadro funcional, o que não prescinde de vigilância constante

Políticas corporativas com manuais de auditoria interna que produzam relatórios regulares, que contribuam para controles internos com informações relevantes e fidedignas são instrumentos que além de medir a eficiência operacional da empresa contribuem também para a prevenção das fraudes.

A livre circulação dos auditores internos por todos os departamentos da empresa é fator chave para o sucesso desse atributo. Para trazer informações qualificadas, o respeito que estes conquistarem junto aos detentores das informações, será o aval para que riscos possam ser assumidos com segurança pela alta administração das empresas.

Para que esta dinâmica encontre seu equilíbrio não é simples e o nível de consciência das lideranças empresariais sobre a relevância da auditoria interna é o ponto de partida  

A auditoria Interna visa proteger e realçar os valores de uma companhia, aconselhar a administração sobre estratégias e risco envolvidos, além de se ocupar com identificação e apuração de fraudes.

O  valor que a Auditoria Interna agrega às corporações é mensurável e a destruição de valor que decorre de sua ausência pode ser irrecuperável.

Aprenda mais  sobre este antídoto:

http://pgbr.net.br/auditoria/

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *