Auditoria Interna para EFPC: Entenda a importância de contratar esse serviço

By in
56
Auditoria Interna para EFPC: Entenda a importância de contratar esse serviço

Você trabalha administrando uma empresa e está procurando uma maneira melhor de atender aos seus requisitos de auditoria interna para EFPC? Uma boa gestão visa cumprir as demais obrigações empresariais, por isso, é importante buscar soluções que garantam processos alinhados e que minimizem os riscos.

Tenha o apoio da PGBR, que tem como compromisso priorizar a qualidade, a consistência e a independência no processo de terceirização total ou parcial das funções. Temos o objetivo de incrementar os sistemas de controles para possibilitar uma adequada proteção das operações e dos ativos da Entidade.

Para conhecer a importância dessa prática para as empresas, continue a leitura! 

A importância da Auditoria Interna para EFPC

A Entidade Fechada de Previdência Complementar é uma organização que administra fundos de pensão exclusivos para funcionários ou associados. Ou seja, os seus Planos de Seguridade não estão disponíveis para o público em geral.

As EFPCs são normatizadas e fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc, que é vinculada ao Ministério da Economia, sendo responsável pela execução das políticas para o regime de previdência complementar.

Mas do que se trata? A auditoria interna é um órgão que auxilia essas entidades e, quando existente, é necessário estar vinculada ao Conselho Deliberativo, para que se obtenha total autonomia em sua atuação.

Este trabalho tem como objetivo assessorar a administração de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, a fim de garantir a segurança referente à tomada de decisões, credibilidade às informações e dos planos de benefícios.

 

Benefícios da Auditoria Interna para EFPC

É por meio da auditoria interna que uma EFPC é avaliada em sua efetividade, a fim de determinar melhorias do ambiente, do controle interno e também do gerenciamento de riscos corporativos.

Além de aprimorar a performance e a supervisão organizacional, também há a redução da possibilidade de existirem inconsistências e fraudes em todo o âmbito da EFPC. Os principais benefícios que uma auditoria interna pode oferecer para uma empresa são:

  • Fazer uma avaliação sobre a qualidade dos controles internos, sugerir alterações para haver melhorias, quando for necessário, e garantir que a legislação seja sempre cumprida;
  • Realizar um trabalho em conjunto com o atuário, para fazer a avaliação anual e apontar as ações que deverão ser priorizadas no próximo ano fiscal;
  • Obter uma análise sobre os riscos e avaliar os resultados dos investimentos feitos;
  • Manter o controle referente ao patrimônio da instituição, garantindo que a saúde financeira dos planos de benefícios permaneça.

 

Gestão de Riscos de EFPC

Com a PGBR, existem alguns princípios básicos de Governança Corporativa, que norteiam todo o processo de estruturação da área de auditoria interna, sendo considerado o conceito de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

A auditoria interna da EFPC é dirigida, monitorada e incentivada, tendo como base um modelo de Governança Corporativa, que inclui a sua estrutura interna, o relacionamento entre os Agentes do seu Modelo de Governança e a necessidade de atendimento às determinações emanadas da Previc.

A gestão de riscos de uma EFPC conta com o apoio de três linhas de defesa dentro da PGBR. Os agentes são os responsáveis diretos por esses processos e atuam contra riscos de qualquer natureza, sendo essa a primeira linha de defesa da entidade.

Já a segunda é de responsabilidade da área de controles internos, que tem o papel de definir e obter qualquer aprovação da diretoria executiva, a fim de adotar políticas, metodologias e gerenciamento dos riscos corporativos da EFPC.

A terceira linha de defesa da auditoria interna dessas entidades tem como objetivo aprimorar a performance, a supervisão organizacional e reduzir a possibilidade e extensão de inconsistências e fraudes.

Além disso, ela também desempenha a função fundamental de avaliar a efetividade e de determinar as melhorias do ambiente de controles internos e do gerenciamento de riscos corporativos.

 

Por que contratar a PGBR?

A PGBR Audit | Tax | Advisory faz parte de uma das dez maiores redes de serviços de Auditoria e de Consultoria Empresarial do mundo, sendo uma firma membro da PrimeGlobal.

Possuímos mais de 940 escritórios, em 100 países e contamos com mais de 29.000 sócios e colaboradores, que seguem os mesmos padrões profissionais e éticos adotados por toda a rede PrimeGlobal.

Além disso, a PGBR tem um quadro técnico formado por especialistas com grande vivência nas áreas de auditoria, consultorias tributária e empresarial, tecnologia da informação, governança, risco e compliance.

Com a PGBR, sua empresa terá acesso a uma estrutura adequada, profissionais amplamente qualificados e uma equipe muito experiente, preparados para cumprir as leis e regulamentações às quais a EFPC está sujeita.

Ao terceirizar a auditoria interna para EFPC, você terá maior independência da equipe, menos custos, possibilidade de ajuste, disponibilização pontual dos nossos profissionais e muito mais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a PGBR para saber mais sobre esse novo serviço.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.