Conheça cinco bons motivos para promover uma auditoria interna em sua empresa

By in
175
Conheça cinco bons motivos para promover uma auditoria interna em sua empresa

A auditoria interna é uma ferramenta utilizada para garantir melhores práticas e a manutenção do controle interno de uma empresa.

Todo negócio é feito de operações, que para acontecerem de forma organizada e com risco mínimo de falhas, necessitam de um eficiente controle interno. 

A eficiência pode ser definida como “critério de desempenho; é a otimização dos recursos disponíveis, através da utilização de métodos, técnicas e normas, visando o menor esforço e ao menor custo na execução das tarefas”.

A eficácia, diz respeito ao atendimento aos objetivos e metas.  

Uma das formas de alcançar o padrão de controle interno que se deseja é contando com um Departamento de Auditoria Interna.

Ele irá realizar o mapeamento dos riscos significativos ao negócio, determinará as melhores práticas para mitigar os riscos e realizará um cronograma anual de testes de controle para verificar se os mesmos estão funcionando em sua totalidade. 

O Departamento de Auditoria Interna pode ser contratado diretamente, ou, na modalidade de terceirização. 

Veja cinco motivos para implementar esse departamento em sua empresa:

  1. Analisar a eficiência dos controles internos
    Através do mapeamento de processos, identificação de riscos e testes de controles internos, determinar se esses controles estão sendo eficientes em seu propósito.
  2. Obter informações precisas e em tempo real sobre os procedimentos internos :
    Como o Departamento de Auditoria Interna é ligado à alta administração e possui atividades e responsabilidades constantes, ele propicia informações em tempo real quanto aos controles, possíveis falhas e fraudes e as formas de controlar as ocorrências.
  3. Identificar riscos e falhas, sugerir melhorias e apoiar na implementação das mesmas
    Com os testes de controle acontecendo de forma periódica, é possível identificar com antecedência, em tempo de realizar ações corretivas imediatas no caso de identificação de riscos e falhas.
    Além disso, criando um histórico de testes e ocorrências, é possível já determinar melhorias e implementá-las, através da revisão dos controles, contratação de ferramenta e treinamento das pessoas que as utilizarão. 
  4. Disseminação da cultura ética entre os colaboradores da empresa, dando atenção e foco na prevenção de erros e fraudes
    Com a existência do Departamento de Auditoria Interna, os colaboradores já entenderão que a empresa está sempre focada na busca por melhores práticas e ética.
    Também, com a interação dos auditores internos com os gerentes, coordenadores e demais colaboradores,
    a cultura será periodicamente disseminada.
    E, nos treinamentos, podem ser sempre levantadas as questões de ética, abrir discussões sobre casos reais para entendimento geral dos colaboradores quanto a importância do tema. 
  5. Evitar o pagamento e registro contábeis indevidos
    A auditoria interna também possibilita a salvaguarda de ativos e controle dos registros financeiros e contábeis. Como acompanhamento de perto, ela pode identificar itens que poderiam culminar em perda financeira para a empresa, ou registros e interpretações indevidas das práticas contábeis, o que pode gerar informações incorretas para tomada de decisões ou sansões legais. 

PGBR, mais de 59 anos de experiência

Quando os controles internos e a eficiência operacional da empresa são atingidos, isso retorna à ela como geração de valor. Por isso, independente do porte da empresa, investir em um Departamento de Auditoria Interna, além de evitar perdas financeiras, pode agregar valor ao negócio. 

A PGBR há 59 anos possui um Departamento de Auditoria Interna especializado em melhores práticas de controles internos, diretrizes do COSO e profissionais treinados para fazer trabalhos pontuais ou estar dentro de sua empresa como departamento de auditoria interna terceirizado. São especialistas em sistemas de gestão de qualidade ISO, OSHAS e outros e em mapeamento de riscos e controles. São profissionais prontos para ajudar a sua empresa a atingir seu potencial máximo com segurança e transparência.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *