Auditoria de demonstrações contábeis na PGBR

By in
46
Auditoria de demonstrações contábeis na PGBR

A parte contábil de uma empresa envolve muitas informações, e estas, estando sempre atualizadas, fiéis à realidade e corretamente preenchidas, podem revelar o verdadeiro potencial do negócio. Uma forma de controlar melhor essas informações, é por meio das demonstrações contábeis, que detalham minuciosamente todo o panorama da empresa, evitando fraudes, possíveis penalidades por órgãos de fiscalização e até analisando o desempenho da organização.

Quer entender mais como isso funciona na prática? Continue a leitura do texto que a PGBR preparou para você.

O que são demonstrações contábeis?

Você sabe o que é uma demonstração financeira e como ela realmente funciona? Ela é formada por um conjunto de informações que mostra a situação contábil e econômica de uma companhia.

De forma resumida, as demonstrações contábeis são como um retrato da situação monetária de uma organização, representada por números, cálculos e documentações.

Elas são extremamente importantes para controlar melhor o fluxo de caixa, facilitando o desempenho estratégico e operacional e evitando fraudes ou erros em dados lançados em notas fiscais, o que pode causar prejuízo para a organização.

Devem estar presentes nas demonstrações contábeis as seguintes informações:

  • Balanço patrimonial
  • Demonstração do Resultado
  • Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPA)
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
  • Demonstração de Valor Adicionado (DVA)
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)

Este informe pode ser consultado por gestores, credores, governo ou outros agentes econômicos, por isso, é necessário que a demonstração contábil seja realizada com máxima atenção, sem erros e por profissionais qualificados.

Toda empresa deve fazer as demonstrações contábeis? Alguns fatores influenciam na obrigatoriedade da preparação, como o segmento, padrão tributário e perfil de negócio, por isso, é essencial analisar cada caso, para verificar quais relatórios a empresa deve tornar público.

De acordo com a Lei n° 6.404/76, toda organização que possui acionistas, seja qual for seu regime tributário, a instituição é obrigada a apresentar esse documento. A Lei 11.638/07 ampliou a obrigatoriedade, incluindo empresas consideradas de grande porte.

 

A importância da Auditoria de Demonstração Contábil

Para apurar os dados das demonstrações contábeis, é preciso que a empresa contrate uma auditoria contábil, que irá apurar minuciosamente todas as informações colocadas nos relatórios, identificando possíveis inconsistências e mantendo tudo dentro das normas.

A auditoria irá realizar uma verdadeira investigação, analisando toda a parte financeira da empresa, sendo um guia essencial para a tomada de decisões, já que passa um completo raio-x da situação da empresa.

A averiguação deve ser realizada de forma imparcial e independente, por auditores formados em Ciências Contábeis e inscritos no Conselho Regional de Contabilidade.

 

Como é o nosso trabalho nessa área

As demonstrações contábeis que a PGBR faz utiliza diversos procedimentos técnicos, assegurando um processo íntegro e independente, avaliando todas as informações financeiras e identificando os pontos de melhoria.

Nós atuamos há quase 60 anos, com especialidade em auditoria e consultoria. São mais de seis mil projetos entregues com as melhores soluções para o mercado, seguindo padrões globais e garantindo a confiabilidade que sua empresa precisa.

 

Vantagens da auditoria de demonstrações contábeis

A auditoria de demonstrações contábeis também possui outras vantagens, pois ela pode ser um norte para potenciais investidores, facilitar a organização dos documentos para a entrega do Imposto de Renda, detalhar o desempenho da empresa e identificar os pontos altos e os de atenção.

Além disso, também permite que a performance da empresa seja melhorada, reduzindo os erros, já que as falhas humanas em transações e em preenchimento de documentos podem acontecer, evitando fraudes e garantindo que tudo seja realizado conforme a lei.

Desta forma, a auditoria de demonstrações contábeis faz com o que seu negócio seja visto de forma mais confiável no mercado, que se torna mais competitivo a cada dia. Entre em contato e contrate agora a auditoria em demonstrações contábeis da PGBR.

54321
(1 vote. Average 5 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.