A importância de auditoria interna para evitar fraudes e alinhar expectativas

By in
209
A importância de auditoria interna para evitar fraudes e alinhar expectativas

Quando uma empresa, seja ela do middle market ou de grande porte, possui em sua estrutura um departamento de Auditoria Interna bem estruturado, além de garantir que os processos e controles estejam sendo monitorados, testados, revisitados e melhorados, também garante que a cultura de valor e atenção à controles internos consistentes e eficazes seja disseminada em diversos níveis da companhia.

Evitar riscos é uma preocupação em toda empresa, certo? Prever e antecipar esses riscos, portanto, é uma forma de manter intacta as estratégias da organização para que os resultados finais não sejam impactados. Ou seja, a auditoria é aplicada em diversos âmbitos de negócio, pois qualquer área oferece riscos quando há processos mal desenvolvidos.

Um dos pontos que mais corrobora com essa ideia é o fato de que a área está diretamente ligada, em termos de organograma, à alta administração (presidência, governança e donos do negócio). E esse fato faz com que a Auditoria Interna, no momento em que estiver transitando pelos controles internos, possa alinhar os mesmos às expectativas e, principalmente, a conduta destes executivos.

Desta forma, todas as pessoas envolvidas com a empresa, se sentirão seguros de que a alta administração está atenta e zelosa à todas as transações, processos e cenários envolvidos na companhia – gerando em todos uma cultura de controle, de ética, transparência e identificação antecipada de riscos.

Nós, da PGBR, trabalhamos com a terceirização de todo o departamento de Auditoria Interna, ou, ainda, com a alocação de profissionais para a realização dos testes desenhados pela companhia. Além disso, contamos ainda com trabalhos pontuais para análise e redesenho dos processos e controles internos existentes comparados às melhores práticas do mercado.

Em um momento onde a ética e a transparência são exigências fortes de toda a comunidade, disseminar esta cultura nas empresas, através da criação do departamento de Auditoria Interna, pode ser uma boa forma de contribuir para a evolução destes valores.

Isso porque a identificação de impropriedades, erros, fraudes e ilegalidades em linhas gerais exigem providências imediatas por parte da gestão, e essa identificação depende sempre de uma equipe de auditoria eficiente.

Como a sua empresa enxerga a importância da auditoria interna?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *