Auditoria de qualidade: a importância da auditoria IQS nos aeroportos

By in ,
1196
Auditoria de qualidade: a importância da auditoria IQS nos aeroportos

Para garantir o bom funcionamento e atendimento dos aeroportos brasileiros, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige o cumprimento de índices de qualidade comprovados por métricas das empresas concessionárias de serviços aeroportuários. Nesse contexto, a auditoria de qualidade IQS (Indicadores de Qualidade de Serviços) especializada nesse setor pode ser de grande ajuda.

Mas, afinal de contas, que parâmetros são esses? O órgão fiscalizador monitora o tempo de espera na fila de inspeção de segurança dos passageiros. Além disso, a fiscalização também impõe limites no tempo de atendimento aos usuários com necessidade de atendimento especial (PNAE). Outro exemplo de atendimento fiscalizado pela Agência é o tempo de resposta a eventos graves. 

A ANAC também inspeciona a oferta de equipamentos obrigatórios e as orientações de embarque e desembarque em pontes aéreas. Entretanto, para ter uma base de dados mais sólida, a agência faz questionários para medir o satisfação/insatisfação dos passageiros.

Talvez você esteja se perguntando: o que a auditoria de qualidade IQS tem a ver com essas regras todas? Bom, ela pode ajudar sua empresa a ficar sempre em dia com essas requisições. Além disso, desde 2017, esses documentos precisam ser assinados por auditores independentes. Quer saber mais? Então leia este post agora mesmo!

Qual é a importância da auditoria de qualidade IQS?

Trimestralmente, os aeroportos são obrigados a enviar o relatório de cumprimento de IQSs à ANAC. Contudo, a partir de 2017, a agência passou a exigir que esses pareceres contem com aval de auditor independente. Mas as exigências não param por aí. Isso porque esses profissionais precisam estar registrados no CNAI (Cadastro Nacional dos Auditores Independentes) e na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Assim, a ideia é garantir mais isenção para a produção desses documentos e evitar fraudes nos IQSs. Com essa medida, a agência espera medir na teoria aquilo que de fato acontece na prática. Cada empresa responde por exigências específicas, que oscilam de acordo com o contrato de concessão aeroportuária.

As empresas são obrigadas providenciar o procedimento?

Além de uma obrigação legal, a auditoria IQS traz inúmeros benefícios para o negócio. Afinal de contas, ao auditar suas operações, a companhia demonstra uma postura de transparência de negócios. Desse modo, fica mais fácil conquistar credibilidade no mercado. Ou seja, se a companhia precisar de um empréstimo ou investimento, ter a documentação em ordem será essencial.

Porém, com uma auditoria de qualidade, o negócio ganha mais respeito no universo business, inclusive internacional. Assim, isso acaba chamando a atenção de novos clientes também.

Como a auditoria de qualidade IQS apoia a gestão estratégica?

Ao final da análise, os auditores parceiros apontam medidas práticas para ganhar o ritmo da melhoria contínua. Em outras palavras, essa apuração técnica ajuda a estabelecer rotinas que minimizam os equívocos nos processos.

Portanto, a auditoria IQS não é apenas uma obrigação burocrática. Ela dá tranquilidade para os contratos de concessão aeroportuária. Mas, ao analisar a eficiência dos processos, esse levantamento também contribui para uma gestão mais organizada e focada. Assim, é possível ter uma percepção real da realidade do negócio, bem como dos riscos no seu entorno. Ou seja, com as operações alinhadas, fica mais fácil superar os desafios com sucesso.

Nesse contexto, saiba que a PGBR atua com auditoria de qualidade IQS desde 2017, quando a Agência começou a exigir laudos assinados por auditores profissionais. Para tanto, oferecemos mão de obra especializada, habilitada e com experiência no serviço. Também proporcionamos soluções tecnológicas de ponta. Assim, sua empresa não terá riscos de perder prazos! Também trabalhamos para assegurar a atualização constante à legislação e normas vigentes. 

Quer saber um pouco mais sobre como cumprir a lei e melhorar as operações ao mesmo tempo? Então leia também nosso post que conta sobre a AUDITORIA PARA GESTÃO DE QUALIDADE E SEUS BENEFÍCIOS!

 
Artigo desenvolvido por:
Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR
Cristina Mariano, Gerente de Auditoria de Mídia e Projetos Especiais da PGBR

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.