5 razões para Auditar sua empresa

By in ,
215
5 razões para Auditar sua empresa

Auditoria externa é um dos mais sólidos pilares da Administração Corporativa. Avaliar e qualificar fornecedores de bens e serviços para fazer escolhas, analisar riscos e selecionar parceiros de negócios requer profissionalismo e um nível de exigência elevado.

Olhar com responsabilidade todas estas exigências e se antecipar às demandas do mercado sugere que as empresas procurem aderir aos 5 C’s da boa gestão e enxerguem os benefícios que a auditoria externa traz como valor aos seus negócios.

Que aderência tem a Governança de sua empresa com os 5 C´s?

I. CREDIBILIDADE: nada traz maior confiança aos stakeholders comerciais, financeiros, prestadores de serviços, governo e quadro de funcionários do que ter suas contas analisadas por uma empresa de auditoria externa. Numa economia instável como a brasileira a credibilidade é um grande aliado comercial e é preciso reconhecer que  credibilidade faz a diferença.

II. CONSISTÊNCIA: a escolha de ter as  informações auditadas com regularidade, oferece segurança aos gestores e a todos os usuários das informações. Consistência é técnica, é a capacidade de absorver com precisão as mudanças legislativas quase em tempo real e adequá-las aos  interesse das empresas.  A falta dela  poderá acarretar multas e consequentemente abalar o primeiro C, a Credibilidade.  

III. CERTIFICAÇÃO: A autenticação das demonstrações financeiras acrescidas de notas explicativas demonstra atitude e respeito dos gestores para com seus parceiros de negócios e com o mercado. É o relatório dos auditores externos que conferem credibilidade às informações tornadas públicas e dão consistência pela via do planejamento das ações futuras que, praticadas ao longo do ano evitam as ressalvas ou as incluem quando relevantes, reforçando o pilar da credibilidade.

IV. COMPETÊNCIA: Auditoria competente se baseia na capacidade dos profissionais  manterem-se constantemente atualizados e com olhar crítico, apontar lacunas dentro de suas demonstrações financeiras, sugerindo mudanças. Na auditoria externa, além de conhecimento técnico, um bom Auditor torna-se um conselheiro comprometido com a boa gestão corporativa e mesmo indiquem falhas na sua empresa que possam se tornar oportunidades de recuperação de impostos e contribuições, oportunidades de ganhos futuro.

V. COMPROMETIMENTO: O comprometimento entre cliente e auditor externo deve ser bilateral.  O cliente contratante, elege seu auditor externo e a ele confia todas as informações necessárias para receber parecer sobre suas demonstrações financeiras. Além do Relatório o cliente recebe sugestões que contribuem para o aperfeiçoamento de procedimentos e controles internos que permitem melhorar a eficiência da gestão.  .  

Comprometimento e competência com consistência e certificação traz credibilidade para as empresas, isso  é Auditoria Externa.  

Para mais informações, acesse   http://pgbr.net.br/auditoria/

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *