5 razões para auditar sua empresa

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5 razões para auditar sua empresa

 

Auditoria externa é um dos mais sólidos pilares da Administração Corporativa.  Com ela, é possível para fazer escolhas mais produtivas, analisar riscos e atingir o grau de excelência

Olhar com responsabilidade todas as exigências e se antecipar às demandas do mercado requer que as empresas procurem aderir aos 5 “C’s” da boa gestão. Na realidade, a auditoria conduz a empresa a preencher os atributos necessários para cada uma das letrinhas. Por falar nisso, você sabe qual é a aderência da sua gestão aos “5 Cs” das Boas Práticas de Governança?  Se a resposta for negativa, não se preocupe. Vamos te ajudar a descobrir! 

Para começar, os 5 Cs representam os seguintes atributos:

  1. Credibilidade;
  2. Consistência;
  3. Certificação;
  4. Competência;
  5. Comprometimento.

Quando você decide auditar sua empresa, praticamente obtém todas essas qualidades de forma plena e duradoura. Quer saber mais? Então veja neste post os 5 benefícios de auditar seu negócio!

1. Credibilidade

Nada traz maior confiança aos stakeholders comerciais do que ter suas contas analisadas por uma empresa de auditoria externa. Isso ajuda a melhorar a reputação junto a prestadores de serviços, governo e quadro de funcionários. Em uma economia instável como a brasileira, a boa imagem corporativa é uma grande aliada comercial. Portanto, é preciso reconhecer que  credibilidade faz a diferença.

2. Consistência

Auditar a empresa com regularidade oferece segurança aos gestores e a todos os usuários das informações de um empreendimento. Ou seja, a consistência é técnica. Trata-se da capacidade de absorver com precisão as mudanças legislativas, quase em tempo real. Desse modo, as companhias podem rapidamente se adequar, conforme seus próprios interesses. 

Quando não há consistência nas informações da empresa, sabemos que virão as consequências. Por exemplo: multas, interdições, proibição de negociar com órgãos públicos e por aí vai. Nesse contexto, a organização já abala o primeiro “C”, isto é, sua credibilidade.

3. Certificação

A autenticação das demonstrações financeiras acrescidas de notas explicativas demonstra atitude e respeito. Tal atitude é muito bem-recibida por parceiros de negócios e pelo mercado em geral. É o relatório dos auditores externos que conferem credibilidade às informações tornadas públicas e dão consistência pela via do planejamento das ações futuras que, praticadas ao longo do ano evitam as ressalvas ou as incluem quando relevantes, reforçando o pilar da credibilidade.

 4. Competência

Auditoria competente se baseia na capacidade dos profissionais  manterem-se constantemente atualizados e com olhar crítico, apontar lacunas dentro de suas demonstrações financeiras, sugerindo mudanças. Na auditoria externa, além de conhecimento técnico, um bom Auditor torna-se um conselheiro comprometido com a boa gestão corporativa e mesmo indiquem falhas na sua empresa que possam se tornar oportunidades de recuperação de impostos e contribuições, oportunidades de ganhos futuro.

5. Comprometimento

O comprometimento entre cliente e auditor externo deve ser bilateral.  O cliente contratante, elege seu auditor externo e a ele confia todas as informações necessárias para receber parecer sobre suas demonstrações financeiras. Além do Relatório o cliente recebe sugestões que contribuem para o aperfeiçoamento de procedimentos e controles internos que permitem melhorar a eficiência da gestão.  .  

Comprometimento e competência com consistência e certificação traz credibilidade para as empresas, isso  é Auditoria Externa.  

Para mais informações, acesse   https://pgbr.net.br/auditoria/

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