Auditoria externa é um dos mais sólidos pilares da Administração Corporativa. Avaliar e qualificar fornecedores de bens e serviços para fazer escolhas, analisar riscos e selecionar parceiros de negócios requer profissionalismo e um nível de exigência elevado.
Olhar com responsabilidade todas estas exigências e se antecipar às demandas do mercado sugere que as empresas procurem aderir aos 5 C’s da boa gestão e enxerguem os benefícios que a auditoria externa traz como valor aos seus negócios.
Que aderência tem a Governança de sua empresa com os 5 C´s?
I. CREDIBILIDADE: nada traz maior confiança aos stakeholders comerciais, financeiros, prestadores de serviços, governo e quadro de funcionários do que ter suas contas analisadas por uma empresa de auditoria externa. Numa economia instável como a brasileira a credibilidade é um grande aliado comercial e é preciso reconhecer que credibilidade faz a diferença.
II. CONSISTÊNCIA: a escolha de ter as informações auditadas com regularidade, oferece segurança aos gestores e a todos os usuários das informações. Consistência é técnica, é a capacidade de absorver com precisão as mudanças legislativas quase em tempo real e adequá-las aos interesse das empresas. A falta dela poderá acarretar multas e consequentemente abalar o primeiro C, a Credibilidade.
III. CERTIFICAÇÃO: A autenticação das demonstrações financeiras acrescidas de notas explicativas demonstra atitude e respeito dos gestores para com seus parceiros de negócios e com o mercado. É o relatório dos auditores externos que conferem credibilidade às informações tornadas públicas e dão consistência pela via do planejamento das ações futuras que, praticadas ao longo do ano evitam as ressalvas ou as incluem quando relevantes, reforçando o pilar da credibilidade.
IV. COMPETÊNCIA: Auditoria competente se baseia na capacidade dos profissionais manterem-se constantemente atualizados e com olhar crítico, apontar lacunas dentro de suas demonstrações financeiras, sugerindo mudanças. Na auditoria externa, além de conhecimento técnico, um bom Auditor torna-se um conselheiro comprometido com a boa gestão corporativa e mesmo indiquem falhas na sua empresa que possam se tornar oportunidades de recuperação de impostos e contribuições, oportunidades de ganhos futuro.
V. COMPROMETIMENTO: O comprometimento entre cliente e auditor externo deve ser bilateral. O cliente contratante, elege seu auditor externo e a ele confia todas as informações necessárias para receber parecer sobre suas demonstrações financeiras. Além do Relatório o cliente recebe sugestões que contribuem para o aperfeiçoamento de procedimentos e controles internos que permitem melhorar a eficiência da gestão. .
Comprometimento e competência com consistência e certificação traz credibilidade para as empresas, isso é Auditoria Externa.
Para mais informações, acesse https://pgbr.net.br/auditoria/
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo