5 MITOS DESVENDADOS SOBRE O OUTSOURCING CONTÁBIL

By in
97
5 MITOS DESVENDADOS SOBRE O OUTSOURCING CONTÁBIL

Está comprovado que a terceirização de áreas-chave da empresa é uma tendência aos novos negócios, principalmente startups, mas, está se tornando tendência naquelas empresas que querem focar em seu core business e deixar as demais áreas para os especialistas, tirando de si a necessidade de recrutar e treinar talentos e os riscos de controles e trabalhista de ter os profissionais internalizados.

Mas, um dos departamentos que se teme terceirizar é a Contabilidade ou a Controladoria, ou seja, aquele que é responsável por executar os números da empresa em favor da Legislação Fiscal e Normas Contábeis.

Para que as rotinas contábeis possam funcionar de forma eficiente, os profissionais que lidam com estas informações precisam estar diretamente ligados a todos os departamentos da empresa, a todas as transações e operações e, principalmente à Alta Administração e, um dos maiores mitos é de que a terceirização pode tirar esse elo.

Confira 5 dicas para ajudar a reduzir as cargas tributárias da sua empresa.

Neste artigo, iremos desvendar este e outros mitos sobre a terceirização da contabilidade e mostrar que ela pode ser de grande valia para os empresários que não querem ter dor de cabeça.

Confira os 5 mitos desvendados do Outsourcing Contábil

MITO 1 – Meu custo irá aumentar comparado a manter uma equipe interna

Este mito é desvendado quando se conhece todos os benefícios de um Outsourcing. Um deles, claro, a Folha de Pagamento dos profissionais, onde, a empresa não irá arcar com custos de contribuições sociais e impostos sobre folha, bem como deixará de lado o pagamento de benefícios. Mas, além disso, ter uma empresa especializada que está constantemente atualizada com a legislação vigente pode evitar a ocorrência de erros e as penalidades e multas consequentes.

MITO 2 – A diferença entre Outsourcing e Contabilidade Externa

O Outsourcing Contábil é a terceirização do departamento Contábil e não deixar a contabilidade com uma empresa externa. Ou seja, a empresa contratada para terceirizar irá alocar um profissional e, principalmente, contará com a integração de informações através de Sistema ERP. A terceirização é apenas contar com um corpo de especialistas para atender a sua empresa, mas, sem perder o corpo do departamento dentro da organização.

Leitura complementar: 5 livros que são fundamentais para entender como a auditoria funciona.

MITO 3 – A empresa contratada pode não conhecer do meu negócio

O atual profissional de contabilidade não pode mais ser o profissional que sabe fazer partidas dobradas, entender todas as linhas do balanço patrimonial e de apuração de impostos. Uma boa empresa de outsourcing contábil contará com profissionais experientes e atualizados, mas, que, principalmente, entendam de gestão. Portanto, o mito de que o contador só sabe pensar sob o prisma da contabilidade, com uma organização por trás, pode ser mais facilmente transposto, uma vez que aquele profissional estará envolvido com diversos outros profissionais e sob treinamento constante sob os diversos segmentos de negócios.

MITO 4 – Precisarei me desfazer de toda a minha equipe interna

Como falado anteriormente, a empresa especializada em Outsourcing pode alocar um ou mais profissionais para atuar internamente no dia-a-dia da empresa, mas, pode-se ser considerado também que um profissional interno possa estar a cargo de uma espécie de supervisão do departamento, ou, pode-se manter um aprendiz ou analista para apoiar o departamento, mas, o mais importante, é que o time interno pode ser utilizado pela empresa para tratar de outras rotinas ou realizar projetos de transformação nas áreas correlatas à contabilidade, e até mesmo ser o elo ou porta-voz entre todas as pontas.

MITO 5 – As informações da minha empresa estarão na mão de terceiros

Além de condições éticas inerentes e obrigatórias da profissão, hoje em dia com a Tecnologia da Informação estando bastante avançada, é possível que a empresa fornecedora do outsourcing trabalhe única e exclusivamente no sistema de informações do cliente. Bem como, serão cumpridos termos contratuais de confidencialidade e segurança da informação, coisas, que, muitas vezes são difíceis de ser estabelecidas na relação empresa-funcionário e cumpridas com maior formalidade na relação Business to Business.

Quer saber mais sobre Outsourcing Contábil? Confira 5 dicas.

A PGBR está há 59 anos no mercado de Auditoria e Contabilidade. Com os avanços tecnológicos e de globalização das normas de contabilidade, se aperfeiçoou e hoje conta com um time de profissionais experientes e atualizados para atender qualquer tipo de negócio e de todo porte garantindo transparência, excelência, cumprimento de prazo e atualização constante. Fale conosco e comece hoje a ter um apoio dentro da área de controladoria, contabilidade fiscal de sua empresa. Fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *