6 dicas para o uso eficaz de uma Consultoria Organizacional

By in ,
654
6 dicas para o uso eficaz de uma Consultoria Organizacional

Na vida e no mundo dos negócios está muito claro que não conseguimos fazer tudo sozinhos. Desse modo, enquanto empresas e entidades trabalham em suas expertises e potencialidades, elas podem contar com o apoio de uma consultoria organizacional.

Com esse serviço, fica mais simples alavancar seus negócios, rever processos, implantar sistemas, atualizar rotinas de departamentos etc. Assim, a consultoria organizacional ajuda a suprir todas as necessidades para alcançar uma gestão de 360 graus.

Isso ocorre por meio de profissionais especializados, que trazem valores agregados ao negócio. Dessa maneira, o custo de fato pode ser classificado como um investimento. Afinal de contas, a consultoria organizacional contribui para reduzir os desperdícios e ampliar as oportunidades.

Logo, a sua empresa poderá sentir que está investindo dinheiro, e não simplesmente perdendo. Contudo, apesar dos benefícios desse suporte técnico, é fundamental tomar algumas providências para que o resultado seja mesmo um sucesso. Quer saber que medidas são essas? Então confira a seguir nossas 6 dicas para uma consultoria organizacional bem-sucedida

1. Eleja um Gestor Interno do Projeto 

Escolha um profissional interno de seu time, que seja organizado, responsável, dinâmico e criativo. Além disso, esse colaborador terá de contar com boa habilidade para gerenciar projetos e cobrar desempenho satisfatório. Desse modo, ganha-se um ponto focal de contato entre a empresa de consultoria e sua organização. Esse mediador pode facilitar os resultados e garantir cumprimento de prazos.

2. Faça um brainstorming para desenhar o escopo

Ainda que sua empresa esteja interessada em saber o quanto vai custar o trabalho de consultoria, não seja precipitado na solicitação de proposta. É preciso paciência para construir o escopo de forma adequada. Por essa razão, sente quantas vezes forem necessárias com os consultores. Assim, a definição dos objetivos será clara e pertinente ao seu negócio.

3. Ataque uma demanda de cada vez

Claro que as empresas possuem demandas de melhorias constantes em todas as áreas. No entanto, o seu profissional interno necessitará navegar em mares calmos por um período. Portanto, não adianta contratar várias consultorias ao mesmo tempo.

Em outras palavras, é um erro colocar simultaneamente para rodar consultorias de implementação de sistemas, de auditorias externas, de recursos humanos e de certificação de qualidade. Ou seja, primeiramente, entenda quais são seus prazos e prioridades. Depois, desenvolva um planejamento para colocá-las em prática sem sobreposição nem sobrecarga de trabalho para as equipes.

4. Procure  consultores experientes

A vivência em projetos de consultoria organizacional é importante para reduzir os equívocos e assegurar a eficiência do trabalho. Porém, isso não basta. Por essa razão, ao selecionar seus prestadores de serviço, prefira consultores criativos, seguros e empáticos.

Pode parecer engraçado dizer, mas, contratar uma consultoria é como escolher um parceiro de vida, um cônjuge ou um sócio. Assim, deve haver empatia entre esses profissionais terceirizados e a filosofia de sua organização. Afinal de contas, é fundamental estabelecer uma relação de confiança mútua.

Além disso, é importante perceber se os consultores e o time interno conseguem sentir entusiasmo pelo projeto. Isso é precioso porque as organizações são feitas de pessoas, e as pessoas não trabalham utilizando somente a técnica. Assim, tem de haver uma paixão por fazer acontecer, uma alegria ao superar os desafios. 

Aqui na PGBR, estamos há mais de 60 anos fazendo consultoria organizacional com ardor, energia e elevado conhecimento técnico. Além disso, fazemos o acompanhamento de todos os avanços de inovação e tecnologia nesse ramo. Assim, podemos auxiliar você e sua empresa nas diversas melhorias que precisam ser colocadas em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *