3 dicas para evitar fraudes em Demonstrações Financeiras

By in
66
3 dicas para evitar fraudes em Demonstrações Financeiras

Você considera sua empresa segura? Reflita um momento antes de responder, pois atualmente existem várias maneiras de uma organização perder dinheiro e os gestores nem ficarem sabendo. As fraudes podem ser desde desvios financeiros até gastos irregulares com transporte. Além do prejuízo financeiro, a empresa deixa de ganhar em vantagem competitiva, pois seus controles internos são claramente falhos.

As companhias e empresas que são auditadas, seja por obrigatoriedade regulatória, ou por decisão administrativa, já diminuem, com essa decisão, a incidência de fraudes em seus negócios. Mas, isso não evita que isto possa acontecer. Existem fraudes que são arquitetadas para acontecer de forma livre de detecção pela auditoria.

Desta forma, listamos alguns itens que podem ajudar a evitar as fraudes em Auditoria:

– Contrate um Auditor registrado na CVM e que possua o CNAI (Cadastro Nacional do Auditor Independente): um Auditor experiente e reconhecido no mercado está preparado para realizar a Auditoria atendendo à todas as Normas Profissionais e de Órgãos Reguladores, bem como, possui vasta experiência de mercado para entender e atender sua empresa de forma a prever os indícios de fraude.

– Escolha e treine bem a sua equipe interna: os procedimentos e tarefas que resultam em números de Demonstrações Financeiras são delicadas e devem ser executadas por profissionais qualificados. O Departamento de Contabilidade e Financeiro, principais responsáveis prela preparação dos números e atendimento à Auditoria precisam contar com profissionais formados nas profissões de Contador e Administrador e estar em constante aprimoramento e atualização das Normas e Legislação.

– Envolva a Administração em todo o processo da Auditoria: Se possível, forme um Comitê de Auditoria que acompanhe o trabalho do Auditor e seja composto por profissionais da Alta Administração e por aqueles que respondem pelos Departamentos Financeiro e da Contabilidade, bem como, um sócio responsável pelo trabalho da Auditoria por parte da Firma contratada.

É certo que a Auditoria não pode garantir a não ocorrência de erros e fraudes nas Demonstrações Financeiras de uma empresa. Mas, se todos os profissionais envolvidos forem capacitados, treinados e estiverem todos envolvidos de forma ética e engajada no processo de preparação das Demonstrações Financeiras e de Auditoria, os riscos de que a ocorrência de fraude diminua ou de que sua detecção tempestiva aconteça aumentam significativamente.

Quer entender mais como funciona o processo de auditoria?

Fale conosco, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *