Certificação ISO 9001: veja 5 ganhos!

By in ,
333
Certificação ISO 9001: veja 5 ganhos!

Alcançar ou manter o sucesso é o objetivo de qualquer negócio, não é mesmo? No entanto, no dia a dia, muitas vezes surgem dúvidas sobre o que fazer na prática para chegar até lá. Na verdade, esse é um dilema que angustia muitos gestores, devido à enorme gama de atividades que precisam de supervisão. Assim, justamente para dar um norte para os empreendedores, a International Organization for Standardization (ISO — Organização Internacional para Normalização ou Padronização) criou a certificação ISO 9001.

Famosa no mercado, essa sigla praticamente virou um novo termo para eficiência. Mas como ela afeta a rotina de uma empresa? A certificação ISO 9001 é um grupo de padrões e de medidas técnicas que uma organização deve adotar para atingir a excelência.

Assim, quando uma companhia recebe esse carimbo, ela comprova ao mercado que oferece o nível máximo de controle sob seus sistemas de gestão de qualidade. Desse modo, conquista-se mais a confiança de bancos, de possíveis investidores, de parceiros comerciais e até mesmo de clientes.

Para obter o timbre da ISO, o negócio realmente tem de passar por uma transformação. Com as ações recomendadas colocadas em prática, as tarefas ganham fluidez, os problemas são identificados e corrigidos e é possível perceber os riscos com maior antecipação.

Porém, a certificação ISO 9001 proporciona muitos outros diferenciais competitivos. Quer saber mais? Então acompanhe nosso post e veja 5 vantagens desse importante selo de qualidade!

1. Credibilidade

A certificação ISO 9001 permite que a empresa obtenha um salto em sua imagem corporativa. Isso acontece porque a aceitação dessa entidade é praticamente unânime em todos os continentes.

Ou seja, a organização passa a ter reconhecimento nacional e internacional. Com isso, é possível se tornar uma referência em qualidade, seja na produção de um produto, seja na prestação de um serviço.

2. Ampliação da eficiência com a certificação ISO 9001

Mais uma vantagem da certificação ISO 9001 é o aumento da eficiência, que é um dos benefícios mais aparentes, uma vez que esse selo foi criado justamente com o objetivo de melhorar a gestão da qualidade.

Por meio do cumprimento dos requisitos elencados nessa norma, a organização passa a acompanhar os elementos fundamentais para acrescentar valor ao seu produto ou trabalho. Desse modo, ela estará sempre em busca de aperfeiçoamento para suprir as necessidades de seu público, o que inclui:

  • Máxima qualidade;
  • Boas relações com os clientes e parceiros;
  • Pontualidade;
  • Preço competitivo;
  • Benefícios concretos para o público.

3. Novas oportunidades

Com os processos internos em elevado desempenho e o reforço ao prestígio, essa classificação também abre portas para novos negócios.

Afinal, muitos dos grandes players da economia requerem esse documento para identificar fornecedores de confiança.

Dessa forma, fica mais simples expandir a atuação, aumentar o número de contratos e alcançar as metas de crescimento.

4. Equipe mais entusiasmada por meio da certificação ISO 9001

A certificação ISO 9001 também pode servir como uma injeção de ânimo nas equipes. Afinal, ao conquistar esse patamar e mais crescimento, a empresa desperta a visão de futuro de seus colaboradores.

Em outras palavras, os funcionários começam a acreditar que podem evoluir junto com o negócio, vislumbrando a permanência na organização por um período mais prolongado. Com essa medida, a companhia não apenas mantém a energia e o engajamento do time como aumenta a retenção de talentos.

5. Economia de recursos e dinheiro

Com a certificação ISO 9001, uma organização detecta as falhas em seus processos de um jeito muito veloz. Dessa forma, os desvios e erros no fluxo interno de trabalho são realinhados.

Com essa correção, evitam-se desperdícios de insumos, de energia elétrica e até mesmo de horas de trabalho. Com esse encurtamento das despesas desnecessárias, o negócio poderá aplicar a verba em outros projetos ou simplesmente capitalizar o caixa.

Portanto, a certificação ISO 9001 traz mais organização e credibilidade, principalmente para as companhias em crescimento. Assim, é possível encontrar novos parceiros, reduzir os gastos e melhorar a satisfação dos clientes. Ainda com dúvidas? Então leia também nosso artigo que conta tudo sobre esse importante certificado.


54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *