5 Dicas para o Outsourcing Contábil dar certo

By in
80
5 Dicas para o Outsourcing Contábil dar certo

5 Dicas para o Outsourcing Contábil dar certo

Atualmente, as empresas estão cada vez mais alocando seus recursos financeiros e operacionais e sua energia no foco de seus negócios. As atividades administrativas, principalmente do departamento contábil, estão sendo alocadas com empresas especialistas de forma terceirizada. Abaixo elencamos 05 dicas para que sua empresa possa contar com o Outsourcing Contábil de forma organizada e que atenda suas necessidades com responsabilidade e resultado:

  1. Pesquise sobre o escritório contábil que irá contratar – Certifique-se através do Órgão Regulador da profissão contábil, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e CRC (Conselho Regional de Contabilidade), se o escritório está habilitado para prestar este serviço, bem como se os profissionais por ele utilizados possuem a experiência e habilitações necessárias.
  1. Conheça as ferramentas que o escritório utiliza – A informação contábil é valiosa e deve ser registrada, gerida e armazenada de forma segura e em ambientes seguros de tecnologia da informação. Verifique se há política de armazenamento de informações, se são previstos back-ups, se o sistema ERP utilizado é uma ferramenta de ponta, que esteja atualizada e eficiente. Entenda se é possível realizar uma Interface direta de informações financeiras e operacionais de dentro da empresa para o sistema contábil.
  1. Fique atento às obrigações e atividades que serão geradas pelo departamento contábil – Ainda que, ao decidir por contratar uma empresa terceirizada se dê pelo fato de que as obrigações e responsabilidades estarão sendo repassadas à um terceiro, lembre-se que as informações contábeis são da empresa e a obrigatoriedade de entrega de obrigações e consistência das informações, também é. É necessário que sejam bem definidos os parâmetros de interação entre os departamentos internos da empresa que geram informações à contabilidade e que esses conheçam exatamente os prazos e tipos de informações que precisam ser geradas, a fim de não ocorrerem atrasos na entrega de obrigações ou falta de informações importantes.
  1. Crie um Check-List de atividades e cobre os resultados – O comitê executivo e de gestão da empresa deve indicar uma pessoa interna responsável pela interface de informações da empresa com o prestador de serviços de Outsourcing Contábil. Para isso, seria importante que essa pessoa possua um check-list de atividades e entregas que devem ser realizadas pelo departamento contábil, bem como, deve receber periodicamente os relatórios, informações contábeis, balancetes de verificação, razões contábeis, conciliações e etc., em tempo hábil para análise. Também é importante receber o comprovante de entrega de obrigações para certificar-se de que a contabilidade está exercendo toda a sua responsabilidade e entrega de informações e obrigações dentro do prazo.
  1. Tenha confiança e empatia – Por fim, é importante que o comitê executivo e, em reflexo, as pessoaschave da empresa, que trabalharão em conjunto com o Outsourcing Contábil, tenham confiança, empatia e cooperação mútuos para que a relação funcione e traga benefícios para a empresa em forma de eficiência, responsabilidade e entrega de resultados.

A PGBR, conhecida há mais de 50 anos por sua atuação em auditoria externa e interna, conta agora com uma equipe de Outsourcing Contábil de qualidade. Profissionais que atuam com contabilidade há mais de 25 anos e que estruturaram uma equipe “Prime” para atender a clientes de pequenas e médias empresas e entidades de grande porte de todos os segmentos, contando com sistemas ERP Contábil de ponta, conhecimento profundo de legislação, regulamentação societária, tributária, contábil, atendimento personalizado e rigoroso aos prazos, de forma a trazer eficiência e segurança ao seu negócio.

Veja também em nosso BLOG:

Entenda as 5 principais diferenças entre a auditoria interna e a auditoria externa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *